Nos dias atuais existem várias cosias que auxiliam e fazem a diferença na gestão da manutenção. Fazer uma boa gerencia do setor de manutenção não é uma tarefa fácil e exige técnica, conhecimento e ferramentas de auxilio a gestão.
Para lhe dar um exemplo, responda a pergunta: “O que é mais fácil: Dirigir um Fusca ano 71 ou uma BMW ano 2016?”
Imagino que a sua resposta seja a BMW. Pois obviamente a BMW possui uma infinidade de recursos que auxiliam o motorista, como direção hidráulica, piloto automático, câmbio automático, GPS, etc.
Podemos trazer esse exemplo para a gestão da manutenção. Quando a empresa tem um sistema para gestão da manutenção, fica muito mais fácil alcançar resultados sólidos e relevantes. Veja abaixo como um software ou sistema pode ajudar na gestão da manutenção:
- Planejamento de Manutenção
Um planejamento de manutenção bem feito deve ser realizado com base em um cronograma de 52 semanas, de forma que contemple as atividades do ano todo, para que seja possível identificar as principais oportunidades, ameaças, forças e fraquezas (Matriz SWOT) do seu plano de manutenção. Com um planejamento anual é possível gerenciar os custos de manutenção com maior precisão e promover uma elevação na eficiência das manutenções (planejado x realizado).
Imagine fazer o planejamento anual de manutenção de uma empresa que tem 5 mil equipamentos, por exemplo. Considerando atividades de frequência diária, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual.
Fica praticamente impossível fazer um planejamento desse porte sem o apoio de um software ou sistema automatizado. Pode até ser possível usando o Excel, por exemplo, mas o tempo dedicado a esse trabalho vai ser infinitamente maior e a exposição a erros irá ser muito maior.
- Registro das Ações da Manutenção
No primeiro item falamos sobre as ações preventivas da manutenção. Essas ações estão contempladas no planejamento anual de manutenção e após a sua execução, as Ordens de Serviço criadas devem ser preenchidas para que fique registrado como foram conduzidas as atividades da manutenção para que depois essas informações sejam conflitadas com o planejamento e seja feita uma análise de eficiência.
Quando se tratar de manutenções corretivas, devem ser criadas Ordens de Serviço para registrar o ocorrido e posteriormente realizar uma Análise de Falhas, para que sejam corrigidas e eliminadas as causas raízes dos problemas para que o mesmo não se torne recorrente.
- Criação de Indicadores
A criação de indicadores de desempenho permite acompanhar, avaliar, sugerir, decidir, interferir ou mudar o rumo dos um processo ou conjunto de atividades do setor de manutenção visando atingir determinado objetivo. No caso dos Indicadores de Desempenho, cada indicador deverá ter uma meta diretamente relacionada com o Planejamento Anual ou outro valor que represente uma expectativa ou desafio para o responsável ou sua equipe atingirem em determinado tempo.
Através de um software, esses indicadores podem ser calculados automaticamente, aumentando a confiabilidade dos dados.
- Relatórios
A forma mais eficiente de analisar os resultados de qualquer setor dentro de uma empresa é por meio da emissão de relatórios de um determinado período de tempo e comparar com outros períodos para se obter uma curva de tendência e dessa forma saber se os trabalhos realizaram tiver sucesso ou não.
- Gestão dos Ativos
Com um sistema dedicado à gestão da manutenção, podemos criar um histórico de cada equipamento e ver tudo o que foi feito neste equipamento desde a implantação do sistema. Manutenções realizadas, valores investidos em melhorias, o valor desse equipamento no processo de produção, etc.