Sua equipe preenche CORRETAMENTE as Ordens de Serviço?

Um dos problemas mais graves e mais comuns do setor de Planejamento e Controle de Manutenção está diretamente ligado ao preenchimento INCORRETO ou INEXISTENTE das Ordens de Serviço.

A Ordem de Serviço é, sem dúvidas, o documento mais importante do PCM. A Ordem de Serviço é usada para documentar e registrar as atividades realizadas pela equipe de manutenção, desde atividades de manutenção corretiva, pequenos reparos e ajustes, até tarefas de manutenção preventiva, preditiva, reformas e grandes paradas. 

A Ordem de Serviço é o instrumento de comunicação entre os técnicos que estão atuando no chão de fábrica e o setor de PCM, nela serão apontadas informações valiosas que futuramente serão transformadas em dados quantitativos e indicadores de manutenção.

Por isso, se a sua equipe não preencher as Ordens de Serviço de forma correta, clara e detalhada, fica extremamente difícil de realizar um controle eficiente da manutenção.

Além disso, a Ordem de Serviço é um regulado através da Norma Regulamentadora – NR 1 do Ministério do Trabalho. Através da Ordem de Serviço o empregador documenta as atividades propostas ao empregado e o empregado registra em que condições essas atividades foram realizadas. 

Sendo assim, leve o preenchimento de Ordens de Serviço a sério! Instrua como o preenchimento deve ser realizado e cobre da sua equipe.

Quer saber como solucionar esse problema em 5 passos simples? Assista ao vídeo abaixo!

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Imagem padrão

Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93