novembro 28 2016 0Comment

100 Livros OBRIGATÓRIOS para Gestores de Manutenção – Parte 3

Essa é a terceira parte da nossa série de 100 livros que são OBRIGATÓRIOS para Gestores de Manutenção.

Se você não viu a Parte 2, CLIQUE AQUI!

Se você não viu a Parte 1, CLIQUE AQUI!

Essa série abordará os principais livros sobre gestão de manutenção industrial, entre os títulos estarão temas ligados à: PCM – Planejamento e Controle de Manutenção, Confiabilidade, Liderança, Gestão de Mão de Obra, Gestão de Projetos, Manutenção Preditiva, Manutenção Preventiva, etc. 

Nesse post, irei abordar apenas temas técnicos. Boa leitura!


Compressores. Uma Guia Prático Para a Confiabilidade e a Disponibilidade
Autor: Heinz P. Bloch

Geralmente os compressores de ar são equipamentos de Criticidade A dentro das fábricas e merecem total atenção quando o assunto é sua manutenção e operação. Por isso é livro é de leitura obrigatória para quem atua diretamente na manutenção e/ou op
eração de compressores de ar.

Escrito por especialistas com anos de experiência no combate às falhas de máquinas na
 indústria, Compressores: Um Guia Prático para a Confiabilidade e a Disponibilidade aborda as causas mais comuns das falhas em compressores centrífugos e alternativos, mapeando soluções permanentes e de aplicação imediata. Ricamente ilustrado e abrangente, é um recurso indispensável para operadores, técnicos, engenheiros, gerentes e outros profissionais da área.


Análise da Confiabilidade de um Refrigerador na Industria Farmacêutica
Autor: Alan Jason e Ferreira Nascimento

Cada vez mais vem se tornando necessário na indústria farmacêutica a validação de processo com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos/serviços. A validação de processo é uma atividade essencial para a garantia da qualidade da empresa, na busca de atender aos requisitos legais e de normas de padronização, reduzindo efeitos não desejados na qualidade final dos produtos/serviços. O presente trabalho é o resultado de um estudo realizado em uma empresa do setor farmacêutico localizada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, que teve como objetivo analisar a confiabilidade de um refrigerador na indústria farmacêutica para armazenar medicamentos por meio das especificações do cliente. Os objetivos específicos do trabalho são: o mapeamento do processo de resfriamento de produtos/medicamentos na indústria farmacêutica, identificação dos parâmetros de qualificação térmica, identificação das causas que potencializam a operação do equipamento fora dos parâmetros e critérios pré-estabelecidos e proposição de sugestões para que o equipamento tenha capacidade de operar dentro dos parâmetros e critérios pré-estabelecidos.


Manutenção em fornos utilizando a confiabilidade centrada na manutenção
Autor: Marcos Carnevali e Roberto Simões

O presente trabalho busca apresentar de forma sucinta as técnicas tradicionais de modelagem e análise de confiabilidade e mantenabilidade para sistemas não reparáveis visando a manutenção preventiva em fornos de tratamento térmico utilizando Confiabilidade Centrada na Manutenção – CCM (Reability-Centered Maintenance – RCM ) ; técnica de inteligência computacional também é sucintamente analisada. Em termos de aplicação buscou-se a utilização de uma técnica de inteligência computacional ao problema de otimização de confiabilidade para substituição de sensores de temperatura do tipo termopares em fornos de tratamento térmico de têmpera, possibilitando a manutenção preventiva atendendo exigências das normas ISO 9000 e ISO/TS/16949. O desempenho do sistema pode ser medido em termos do tempo médio até a falha (MTTF – Mean Time To Failure ). O histórico de aferição e substituição de termopares nos fornos de tratamento térmico de têmpera permitiu estimar os parâmetros de interesse. Para identificar o tipo de distribuição de probabilidade aplicável ao modelo, foram utilizados os métodos gráficos de probabilidade.


Manutenção de Compressores Alternativos: Conheça o segredo da Máquina e dos Procedimentos de Manutenção
Autor: Paulo Roberto Leite Nobrega

O Livro Manutenção de Compressores Alternativos é uma verdadeira viagem pelo interior
 da máquina, são dadas explicações detalhadas dos principais componentes, de maneira que o leitor iniciante ou já com alguma bagagem neste tipo de equipamento possa encontrar respostas para questões de manutenção, estudos de casos, análises de problemas, manutenção e operação da máquina. Detalhes importantes sobre tipo de falha, remoção e montagem de componentes são fornecidas com base na vasta experiência do autor que tem 40 anos de experiência em manutenção, mestrado na área, mais de dez anos de experiência em treinamento para engenheiros, operadores e técnicos de mecânica além de ter participado de treinamentos em vários fabricantes no exterior. Somado a tudo isso o autor ainda acumula a experiência de ter trabalhado como consultor internacional quando acompanhou teste de máquina (MRT) na maioria dos fabricantes pelo mundo. O foco deste livro é o conhecimento dos componentes e manutenção e para isso utiliza-se de uma linguagem técnica, porém simples sobre os detalhes da máquina para que o leitor possa desfrutar de informações ricas e completas. Venha, conheça detalhes da máquina e cuidados de manutenção mais interessantes, que farão a diferença na tua carreira profissional em equipamentos rotativos.


curso-online-pcm-planejamento-e-controle-de-manutencao

clique-aqui-e-inscreva-se


Motores Elétricos. Manutenção e Solução de Problemas Eixo Controle e Processos Industriais
Autor: Augie Hand

Sem sombra de dúvidas o equipamento mais comum dentro das industrias é o motor elétrico. O motor elétrico converte a energia elétrica em energia mecânica e traz movimento aos processos industriais.

Respaldado pelos seus mais de 40 anos de experiência na área, Augie Hand apresenta um guia prático e definitivo para quem precisa comprar, instalar, fazer a manutenção ou reparar motores elétricos, sejam eles pequenos, médios ou tenham tamanho industrial. Esta obra explica em detalhes como todos os tipos de motores de correntes contínua e alternada funcionam, e contém importantes informações sobre motores trifásicos e os mais modernos instrumentos de teste. Com o apoio deste livro clássico, é possível fazer o diagnóstico do motor elétrico de forma rápida e precisa e encontrar soluções efetivas.


Manual Básico para o Inspetor de Manutenção Industrial
Autor: Edson Gonçalves

Esta obra procura apresentar informações sobre o que é o Inspetor de Manutenção Industrial suas responsabilidades como se forma o profissional e o que as empresas esperam destes.

Além disso pretende expor técnicas de avaliação sensitiva do funcionamento e das performances dos ativos a fim de detectar condições anormais de funcionamento para possível encaminhamento para correção dentro da respectiva modalidade e tipo de manutenção a qual a entidade se destina a utilizar e alguns métodos e técnicas práticas aplicadas no exercício da função vivenciadas no dia a dia do autor.


Automação Pneumática
Autor: David José de Souza

Destinado ao profissional de indústria, acadêmicos de engenharia mecânica e automação, bem como a professores que desejam buscar elementos diversificados para somar ao seu conteúdo programático, este livro descreve de forma clara, organizada e bastante didática uma sequência de passos necessária ao projeto e dimensionamento de circuitos pneumáticos para aplicações do nível básico ao intermediário. É rico em conceitos, figuras, exemplos de aplicações, equacionamentos e informações. Ensina a dimensionar redes pneumáticas, atuadores lineares e rotativos, eletropneumática, as funções lógicas em pneumática de acordo com a álgebra de Boole, noções de aplicação de CLPs, além de noções de projeto de comandos combinatórios e sequenciais. Possui apêndices com excelente material de apoio e respostas dos diversos exercícios encontrados ao longo dos capítulos. A sétima edição apresenta revisão de conceitos e atualização de algumas imagens de tabelas, circuitos pneumáticos e elétricos.


Automação Industrial na Prática
Autor: Frank Lamb

Automação industrial na prática é um guia de referência de conceitos, terminologia e aplicações. Estruturado em tópicos para facilitar a consulta, apresenta o conteúdo essencial do projeto e do uso de máquinas automatizadas, abordando sistemas de controles, construção de máquinas, engenharia mecânica e muito mais. Complementado por gráficos, imagens, exemplos de aplicação e dicas, este é um guia valioso tanto para estudantes de automação quanto para profissionais em busca de aperfeiçoamento. TEMAS ABORDADOS – Automação e manufatura- Conceitos importantes utilizados em automação, controles, projeto de máquinas e documentação- Componentes e hardware- Sistemas de máquina- Sistemas de processos e máquinas automatizadas- Software- Ocupações e ramos de atuação- Negócios industriais e de manufatura, incluindo produção enxuta- Projeto de máquinas e sistemas- Aplicações Este lançamento da série Tekne é um instrumento pedagógico indispensável para alunos e professores dos cursos do eixo Controle e Processos Industriais, previstos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Tolerância Rolamentos e Engrenagens

Tolerâncias e ajustes. Generalidades; O sistema de tolerâncias e o sistema de ajustes; Calibres; Noções de elementos de máquinas; Revisão de noções de Física; Esforço a que podem estar submetidos os materiais; Mecanismos. Máquinas; Resistências passivas; Elementos de união; Eixos e acoplamentos. Trincos e freios; Coxinetes. Engraxamento; Coxinetes de fricção; Rolamentos; Transmissão por correias e cabos. Roldanas; Rodas de fricção; Generalidades sobre as engrenagens; Engrenagens retas; Engrenagens helicoidais; Engrenagens de parafuso sem fim. Engrenagens interiores. Cremalheiras; Engrenagens cônica. Engrenagens hipóides; Rodas de corrente. Cadeias de elos ou correntes; Aplicações das engrenagens. Câmbio de velocidades; Conversão do movimento circular em retilíneo e vice-versa. Outros mecanismos. Pranchas: Diâmetros normais; Tolerâncias para furos e para eixos; Ajustes recomendados DIN-ISA de precisão, comuns; Eixos e suportes para rolamentos radiais; Coeficientes mecânicos de materiais e de atrito por deslizamento; Dimensões de lingüetas e chavetas; Lingüetas redondas; Árvores para transmissões; Medidas de suporte de coxinetes; Medidas das correias trapezoidais para uso industrial; Garganta das roldanas; Engrenagens; Tábua de Grant para traçar o perfil do dente.


Introdução à linguagem de programação CLP
Autor: Edilson Alfredo da Silva

A comunidade internacional, pela necessidade de estabelecer um padrão aberto para os diversos fabricantes de Controladores Lógicos Programáveis, criou um grupo de trabalho na International Electrotechnical Commission (IEC) para estabelecer normas par a todo ciclo de desenvolvimento de CLPs, incluindo projeto de hardware, instalação, testes, documentação, programação e comunicação. Com base na IEC 61131-3, procura-se desenvolver, neste livro, um grande número de exemplos de aplicações práticas nas cinco linguagens da norma, tornando a compreensão adaptável a diferentes níveis de experiência no setor, possibilitando ao leitor comparar e decidir qual linguagem é mais adequada a suas necessidades. Destinada a técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nas áreas de automação industrial, mecatrônica e eletrotécnica, além de profissionais que desejam se manter atualizados, esta obra explica, de maneira simples e didática, os fundamentos básicos para programação de Controlador Lógico Programável segundo a norma IEC 61131-3. As linguagens textuais apresentadas são texto estruturado (ST) e lista de instruções (IL). As linguagens gráficas são programação ladder (LD), diagrama de blocos funcionais (FBD) e sequenciamento gráfico de funções (S FC). Todos os exercícios do livro possuem resoluções de acordo com a linguagem proposta.


Válvulas Industriais
Autor: Osmar José Leite da Silva

Em grande parte das indústrias de petróleo, bicombustíveis, petroquímicas e farmacêuticas, os insumos são conduzidos aos consumidores através de tubulações e dutos. Os equipamentos que permitem e controlam a circulação desses produtos são conhecidos como válvulas industriais. No entanto, o que são e quais são as melhores práticas para o aumento da confiabilidade, testes e especificações desses equipamentos, que são vitais para a continuidade operacional das indústrias? Essas e outras perguntas são respondidas em válvulas industriais, um livro inovador que teve sua primeira edição esgotada em oito meses. Uma obra especializada que veio preencher a lacuna existente sobre o tema na literatura brasileira. E, agora, em sua 2ª edição, surge mais precisa e atualizada. Com 25 anos dedicados ao estudo e elaboração de métodos e treinamentos para aumento da confiabilidade de equipamentos do mercado de Petróleo e Gás, Osmar José Leite da Silva, Coordenador de Manutenção e Inspeção das usinas de Biodiesel da Petrobras Bicombustíveis nos apresenta uma nova versão ampliada e revisada sobre assunto. Para isso, lança mão de ferramentas, técnicas e segredos das válvulas. O autor ensina ainda os porquês e os detalhes de construção, testes e inspeção dos mais recentes projetos de válvulas como os de Alta Performance, Válvula de Estanqueidade Total (VET), bloqueio, controle, retenção, alívio de pressão e vácuo, assim como cortachamas, atuadores, disco de ruptura, e muito mais. Tudo para que engenheiros e técnicos da indústria obtenham os conhecimentos necessários para realizar as melhores práticas no tratamento de válvulas industriais.


Se você quer ser avisado quando a Parte 4 dessa série estiver no ar, basta deixar o seu e-mail abaixo.

[fc id=’4′ align=’center’][/fc]

 

Comentários

Comentários

jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.