janeiro 02 2017 0Comment

100 Livros OBRIGATÓRIOS para Gestores de Manutenção – PARTE 5

Sucesso em Paradas de Manutenção
Autor: Luiz Alberto Verri

O Livro parte da experiência do autor no que chama de “Sucesso de Paradas no passado”, e passa a oferecer a experiência prática e teórica, como Project Management Professional (P.M.P.) para que se alcance o Sucesso em Paradas de Manutenção também no futuro próximo.

A ênfase maior é para a Disciplina e a Visão de longo prazo, indispensáveis em questões supercríticas para o sucesso de nossas paradas: Gerenciamento do Escopo; Contratação adequada, Qualificação da mão de obra e Gerenciamento dos Riscos. São repassadas, com detalhamento suficiente, todas as demais “áreas do conhecimento” do PMBOK: Gerenciamento do Prazo, dos Custos, da Qualidade (esta junto com Recursos Humanos, em uma interessante abordagem), do Suprimento. O capítulo Gerenciamento da Comunicação dá um passo a mais nesta importante ferramenta. Por fim, um capítulo inteiro dedicado à Segurança em Paradas, área ainda não coberta pelo PMBOK, mas indispensável nos dias de hoje.


Equipamentos Mecânicos. Análise de Falhas e Solução de Problemas
Autor: Luiz Otávio Amaral Afonso

O objetivo do autor é capacitar engenheiros e técnicos da indústria em técnicas capazes de promover uma substancial redução do custo de manutenção e aumento da confiabilidade das máquinas existentes em uma instalação industrial.

Entre os diversos ensaios, destacam-se os mecânicos, por serem os que melhor revelam as propriedades necessárias para a construção da maioria dos equipamentos industriais. Esses ensaios são realizados por meio da aplicação de um dos tipos de esforços mecânicos (tração, compressão, torção e cisalhamento), a fim de determinar a resistência do material à tensão aplicada. Podemos assim escolher o material que melhor se adapta às necessidades de um determinado projeto, bem como verificar as influências dos diversos processos de fabrica- ção (forjamento, laminação e fundição) nos produtos acabados. No processo industrial, os materiais ferrosos são os de maior utilidade, com destaque para os aços. É por isso que ensaios que identificam suas características são relevantes.

A obra é dividida em sete capítulos. No primeiro, são abordadas definições e exemplos de fontes de falhas na vida do equipamento, no segundo, a prática da análise de falhas; e no terceiro, a organização para prevenção de falhas. Nos Capítulos 4 e 5 são analisados os mecanismos de falha e a análise de falhas de componentes. já o sexto e sétimo explicam as falhas de equipamentos e oferecem dicas para uma boa manutenção.


Gerenciamento das Aquisições em Projetos
Autor: André Ricardi

Esta obra oferece ao leitor uma visão global dos processos de gerenciamento das aquisições e dos contratos de um projeto, procurando mostrar, em detalhes, todos os aspectos envolvidos na gestão desses processos. O pano de fundo do desenvolvimento desses processos considera as práticas utilizadas mundialmente, com ênfase naquelas preconizadas pelo Guia PMBOK®. Um Guia dos Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, 5ª edição, publicado pelo Project Management Institute (PMI®). Serão consideradas também as interfaces entre as diversas áreas de conhecimento definidas no Guia PMBOK®, nos processos relativos a aquisições e contratações, analisando-se as influências de cada uma delas nas aquisições em projetos. Ilustram-se os conceitos desenvolvidos com exercícios e aplicações práticas, visando a sua fixação pelos leitores. Os exemplos abordam aplicações, tanto em empresas privadas quanto em empresas públicas. O volume sobre aquisições apresenta as práticas preconizadas pelo PMBOK 5a edição para o gerenciamento das aquisições em projetos, destacando a importância da gestão dessas aquisições nos dias atuais, onde se observa uma terceirização cada vez mais pronunciada.


Gerenciamento de custos em projetos
Autor:Maria Christina Barbosa da Costa , Carlos Augusto Dornellas do Nascimento , Farhad Abdollahyan, Ronaldo Miranda Pontes

Nos dias de hoje é muito difícil fazer estimativas adequadas e cumpri-las, por causa das inúmeras mudanças a que os projetos são submetidos.

Muitos já iniciam com um orçamento predeterminado, resultado de um estudo de viabilidade que permitiu sua aprovação, e devem adequar o seu escopo e os recursos que serão utilizados a ele. O objetivo deste livro é apresentar o gerenciamento de custos em projetos de forma estruturada, mostrando como realizar o projeto respeitando o orçamento aprovado.

O mundo globalizado está repleto de informações em constantes mudanças. As reações comportamentais dos clientes também podem se alterar de tempos em tempos. Por isso manter um documento atualizado é a chave para o sucesso. A informação é o segredo para direcionar as estratégias, notar onde errou e o que pode ser melhorado.

Grande parte dos fracassos em projetos são causados pela má gestão dos seus custos. Nesse livro o autor explora um método da gestão dos custos, de forma clara e objetiva. 


Automação Hidráulica. Projetos, Dimensionamento
Autor: Arivelto Bustamante Fialho

Voltado a técnicos de nível médio, projetistas, acadêmicos de engenharia mecânica e professores, este livro apresenta de forma clara e organizada toda a sequência de passos necessária ao projeto e dimensionamento de circuitos hidráulicos. Rico em conceitos, figuras, exemplos de aplicações, equacionamentos e tabelas, mostra a correta forma de dimensionar atuadores lineares e rotativos, tubulações, bombas e motores hidráulicos, análise de perda de carga (pressão) e carga térmica, dimensionamento necessário ao reservatório, circuitos série, paralelo e misto. Aborda também aplicações e dimensionamento de acumuladores e intensificadores, circuitos sequenciais, regenerativos e sincronizados, uma introdução à eletrohidráulica, dois apêndices com tabelas de conversão de medidas, normas e diagramas, além das soluções passo a passo dos exercícios propostos. Para a sexta edição, submetemos a obra a intenso processo de revisão conceitual e adequação de termos técnicos, bem como reelaboração de algumas figuras e circuitos hidráulicos.


Gestão de Serviços Terceirizados: Construção e Manutenção
Autor: Luiz Henrique Salatiel

O principal objetivo deste livro é ajudar os responsáveis pela contratação e gestão de serviços de construção e manutenção civil, mecânica e elétrica em empresas privadas como: indústrias, shoppings, hotéis, hospitais etc. A fazer estas contratações de maneira que possa gerar resultados efetivos e com o mínimo de problemas.
A contratação destes serviços tem por principal objetivo fazer a contratante, focar nas suas atividades principais, reduzir custos e transferir para empresas especializadas os serviços que possam ser realizados de maneira mais eficiente.
Porém, estes objetivos não estão sendo alcançados, pelo contrário, estão gerando outros problemas como baixa qualidade, atrasos, acidentes de trabalhos e ambientais, processos trabalhistas, passivos financeiros, greves, etc. Comprometendo por muitas vezes a imagem da contratante.
As principais causas desta situação são a falta de maturidade das empresas fornecedoras dos serviços e a falta de conhecimento dos responsáveis das contratantes de um conjunto de informações necessárias a estas contratações que abrange desde a legislação trabalhista, modelos de contratação à gestão de pessoas. Com o modelo apropriado de contratação e gestão as contratantes inevitavelmente irão criar um ambiente propício para a profissionalização e amadurecimento das empresas contratadas.


Manutenção Industrial: Técnicas, Contos e Causos
Autor: José Antônio Batista

Este livro se propõe a explicar de forma didática e direta, formas e processos que possibilitam mudanças na forma de atuação da manutenção, saindo do chamado modo reativo – o famoso “quebra-conserta” que leva as equipes de manutenção a atuar predominantemente como “bombeiros apagando incêndio”, realizando atividades em caráter de emergência – e passando para o modo proativo, onde as falhas são evitadas e suas consequências minimizadas.

O roteiro proposto pelo autor para essa mudança da forma de atuação da manutenção, é ilustrado ao longo do livro por situações reais baseados nos mais de 35 anos de experiência do autor nesta área.

Livro escrito de forma leve, de fácil leitura e compreensão. Aborda os principais acontecimentos em fábricas, que de maneira ou outra, se tornam corriqueiros em grande parte dos ambientes industriais.


Gerenciamento Para Qualidade Total na Manutenção Industrial
Autor: Luiz Alberto Verri

Esta obra partiu da dissertação de mestrado do autor pela Universidade de Campinas. Trata-se de uma combinação de conhecimentos acadêmicos adquiridos no mestrado com a grande experiência prática do autor na área. A obra agregará valor ao conhecimento de cada um nesta fascinante caminhada pela manutenção empresarial.

A experiência do autor foi trazida em todos os capítulos, através da descrição de vivências, desafios e sucessos. é destacada inicialmente a importância da manutenção nos processos industriais, mostrando-se também alguns de seus problemas típicos. Aborda-se também o TPM, suas vantagens e dificuldades e demonstra-se que o maior custo da manutenção é o custo da não – qualidade, ou o lucro cessante decorrente de uma gestão inadequada na manutenção. O leitor poderá desfrutar de informações importantes, embasadas teoricamente para aplicação prática na Manutenção Industrial de sua empresa. O livro é dedicado aos profissionais que atuam na Manutenção Industrial e primam pela competência.


curso-de-pcm-planejamento-e-controle-de-manutencao


Manutenção Mecânica Industrial. Conceitos Básicos e Tecnologia Aplicada
Autor: Paulo Samuel de Almeida

Esta publicação define os conceitos básicos e as aplicações dos tipos de manutenção mais utilizados atualmente, bem como explica sua importância. Trata da Manutenção Produtiva Total, também conhecida por TPM. Demonstra as características químicas e físicas dos metais ferrosos e não ferrosos, e as propriedades de cada metal para a fabricação de peças para construção ou reposição de máquinas e equipamentos. Explica a tecnologia de ferramentas de corte para usinagem, para que o mecânico possa selecionar corretamente o tipo de ferramenta e obter o máximo rendimento nas operações de usinagem. Orienta quanto à utilização das principais ferramentas; técnicas de montagem e desmontagem; e elementos de vedação, fixação, máquinas, transmissão e movimentos rotativos, e tubulação industrial. Por fim, apresenta informações sobre redutores e variadores de velocidade, cálculo industrial, soldagem, automação hidráulica, circuitos pneumáticos e lubrificação industrial.


Manutenção Mecânica Industrial. Princípios Técnicos e Operações
Autor:Paulo Samuel de Almeida

De maneira didática e completa, esta obra aborda os conceitos fundamentais da gestão da manutenção, as ferramentas utilizadas em operações e os métodos aplicáveis aos diversos tipos de manutenção. Trata dos tipos de manutenção utilizados em sua gestão, aplicáveis à gestão de ativos, maneira de gerir os procedimentos preventivos, envolvendo os operadores no conceito da manutenção enxuta (Total Productive Maintenance – TPM). São apresentados as ferramentas administrativas para a gestão da manutenção, métodos de operações de manutenção aplicáveis a mancais, montagem e desmontagem de rolamentos, alinhamento de máquinas rotativas e elementos de máquina e de fixação utilizados em máquinas e equipamentos industriais. São estudados também, os principais tipos de engrenagens, eixos, árvores mecânicas, anéis de segurança. Estes conceitos expostos com uma linguagem clara e objetiva, são aplicáveis aos trabalhos acadêmicos da área técnica de nível médio, ensino superior e também de cursos profissionalizantes da área de manutenção mecânica industrial e metal mecânica industrial.

Quer ser avisado quando a Parte 6 dessa série estiver no ar?
Deixe seu e-mail abaixo!

[fc id=’4′ align=’center’][/fc]

Comentários

Comentários

jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.