Significado das Cores nas Tubulações Industriais – NBR 6493

Se você é um profissional da industria certamente você já observou que as tubulações industriais são separadas por cores. Você sabe qual o significado de cada cor?

Ou melhor, você sabe o motivo dessa separação por cores? 

O primeiro e principal motivo é a segurança. A padronização das tubulações com o emprego de cores devem ser usadas nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. No caso das tubulações, a NBR 6493 (NB54) de 10/1994 – Emprego de cores para identificação de tubulações fixa condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes.

Aplica-se à identificação de tubulações de maneira geral, podendo ser complementada por normas específicas, indicadas pela necessidade de determinadas atividades. O uso de cores e outros recursos diversos para identificação, incluindo sinalização para identificação de substâncias perigosas, de recipientes para movimentação de materiais e rotulagem preventiva, são muito importantes para a segurança dos funcionários e para a planta industrial.

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Sistema de Cores Mansell

A NBR 6493 padroniza as cores das tubulações de acordo com o Sistema de Cores Mansell.

O sistema de cores de Munsell é um sistema de ordenamento de cores perceptualmente uniforme que possibilita um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos e que permite especificar uma determinada cor através de três dimensões. Foi criado pelo professor Albert H. Munsell na primeira década do século XX e é usado ainda hoje na área de engenharia elétrica (cores de painéis elétricos), engenharia ambiental, agronomia e pedologia.

Os conceitos matiz, pureza, luminosidade empregados por Munsell na definição de uma cor são usadas universalmente, tendo dado origem, inclusive, a nomes de modelos de cor como HSV, HLS, HSB e outros.

  • O parâmetro cor consiste de 5 cores de base e 5 secundárias:
    As cores do sistema de cores de Munsell em saturação máxima
Vermelho (R),
Amarelo (Y),
Verde (G),
Azul (B),
Violeta (P)
Laranja (YR),
Verde-amarelo (GY),
Azul-Verde (BG),
Azul-violeta (PB),
Vermelho-violeta (RP).
  • O parâmetro V (value) ou luminosidade, variando de 0 a 10, em que 5 é o valor médio e 10 é o branco.
  • O parâmetro C (chroma) ou saturação,variando de 0 a 12 ou mais.

A cor é especificada conforme o formato H V/C. Por exemplo:
5P 5/10, em que 5P é o código da cor violeta, 5 significando luminância média e saturação 10 indicando um alto grau de pureza.

O sistema de cores de Munsell é comercializado nos EUA desde 1917. O seu catálogo de cores se presta à descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.
Há cartões de cores da marca Munsell para efeito de padronização, calibração, checagens.
O Munsell ColorChecker é utilizado em fotografia digital sendo utilizado em estúdios de publicidade.

Significado das Cores

Vermelho de Segurança – Código: B291
Tubulações do Sistema de Combate a Incêndio

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É a cor empregada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, e sua localização, inclusive portas de saída de emergência.
Os acessórios destes equipamentos, como válvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
A cor vermelha não deve ser usada para assinalar perigo.
A cor vermelha também é utilizada em sinais de parada obrigatória e de proibição, bem como nas luzes de sinalização de tapumes, barricadas, etc., e em botões interruptores para paradas de emergência.

Amarelo – Código: C067
Gases Não Liquefeitos

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Usada para identificar as tubulações de Gases Não Liquefeitos, como o GLP. Também é a cor usada para indicar “cuidado!”. É utilizada, por exemplo, em:

  1. Escadas portáteis, exceto as de madeira, nas quais a pintura fica restrita à face externa até a altura do 3º degrau, para não ocultar eventuais defeitos;
  2. Corrimãos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos;
  3. Espelhos de degraus;
  4. Bordas de portas de elevadores de carga ou mistos, que se fecham automaticamente;
  5. Faixas no piso de entrada de elevadores de carga ou mistos e plataformas de carga;
  6. Meios-fios ou diferenças de nível onde haja necessidade de chamar atenção;
  7. Faixas de circulação conjunta de pessoas e empilhadeiras, máquinas de transporte de cargas, etc.;
  8. Faixas em torno das áreas de sinalização dos equipamentos de combate a incêndio;
  9. Paredes de fundo de corredores sem saída;
  10. Partes superiores e laterais de passagens que apresentem risco;
  11. Equipamentos de transporte e movimentação de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, pórticos, guindastes, vagões e vago-netes de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas cabines, caçambas e torres;
  12. Fundos de letreiros em avisos de advertência;
  13. Pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem risco de colisão;
  14. Cavaletes, cancelas e outros dispositivos para bloqueio de passagem;
  15. Pára-choques de veículos pesados de carga;
  16. Acessórios da rede de combate a incêndio, como válvulas de retenção, registros de passagem, etc.;
  17. Faixas de delimitação de áreas destinadas à armazenagem.

Azul Segurança – Código: X17J
Ar Comprimido 

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A cor azul indica que a tubulação é pressurizada por ar comprimido. Desde tubos rígidos até tubos flexíveis, não importando sua bitola. Desde a saída do compressor, passando pela derivação dentro da unidade fabril e chegando até a máquina que recebe a automação pneumática, todos os tubos devem ser na cor azul.

Cinza Claro -Código: J 684
Vácuo

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A cor empregada nas tubulações de vácuo é a cor cinza. Grande parte das tubulações de vácuo trabalha em altas temperaturas, necessitando de um isolamento térmico. E quando isso ocorre, a cor do isolamento deve acompanhar a cor cinza da tubulação.

Branco – Código: B 000
Vapor

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As tubulações de vapor podem chegar a até 200ºC e também necessitam de isolamento térmico. Os componentes que trabalham com vapor e não são isolados como válvulas, e trocadores de calor devem seguir o padrão branco.

Laranja – Código: C 244
Ácido

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Verde – Código: N541
Água (Exceto combate à incêndio)

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A cor verde é usada para identificar tubulações de água usada no processo industrial.

Marrom- Código: T260
Materiais Fragmentados, Minério, Petróleo Bruto

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Cinza Escuro – Código: W685
Eletrodutos

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Preto – Código: Y 999
Inflamáveis e Óleos de Alta Viscosidade

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Lilás – Código: M 32T
Lixívia / Álcalis / Soda Cáustica 

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93