No meio organizacional, principalmente em indústrias de grande porte, é comum se ouvir falar em ISO9001 e o tamanho de sua importância para padronização de processos internos e externos, entretanto, apesar da familiaridade com o termo, nem todos sabem o que exatamente é a ISO9001 e qual o seu objetivo.

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 International Organization for Standardization

A expressão ISO, na verdade é a sigla para International Organization for Standardization, que em português significa Organização Internacional de Padronização. Na verdade, a sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS, entretanto, como a tradução é diferente para cada país e cada um adotaria uma sigla, os fundadores da organização decidiram utilizar a sigla ISO, pelo fato de que a expressão “isos” vem do grego, e quer dizer “igual”, uma analogia perfeita para uma organização que tem como princípio a padronização.

A Organização Internacional de Padronização (ISO) é uma das maiores organizações que desenvolvem normas no mundo, e surgiu a partir da fusão da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA) e a United Nations Standards Coordinating Committee (UNSCC), começando a operar oficialmente em 1947. É uma entidade não-governamental composta pelos órgãos de padronização de 157 países, que tem o seu secretariado central localizado em Genebra, na Suíça. A ISO gera padrões para sistemas de gestão, projetos, fabricação e uso de máquinas de maneira eficiente, segura e sustentável e para normatização de comércio entre países de maneira justa.

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Normas ISO

As normas ISO são dívidas por séries, aonde cada uma das séries tem algumas normas para implementar um sistema e auxiliar a sua manutenção. Todas as normas ISO são nomeadas com a sigla da organização, seguida da série. As mais conhecidas são as séries ISO9000, ISO14000 e ISO19000, que tratam respectivamente sobre a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, um Sistema de Gestão Ambiental e sobre os métodos para realização correta de auditoria desses sistemas. A série 9000, que é o objeto deste material, é composta das seguintes normas:

  1. ISO 9000 – Fundamentos e vocabulário (Esta norma tem como objetivo o entendimento da terminologia utilizada em um Sistema de Gestão da Qualidade, servindo como dicionário para entendimento das outras normas da série);
  2. ISO 9001 – Sistemas de gestão da qualidade (Esta é a principal norma da série, pois especifica os requisitos para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, mostrando qual a sua abordagem e quais são as regras para padronizar os processos e controla-los, a fim de gerar a satisfação do cliente com o fornecimento de produtos e serviços que atendam os seus requisitos. Quando uma organização atende a todos os requisitos definidos nesta norma, pode-se dizer que tem um Sistema de Gestão da Qualidade);
  3. ISO 9004 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização – Uma abordagem da gestão da qualidade (Serve como manual para interpretação da ISO9001, dando instruções para implementação do sistema, e também para melhoria continua desse sistema, estendendo os benefícios das práticas para todos os stakeholders da organização).

ISO9001 – Requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade

Tendo isso em vista, pode-se dizer que a ISO9001 é a norma que defini os requisitos para implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade. Mais afinal de contas, o que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

Um Sistema de Gestão da Qualidade, conhecido também como SGQ, é um conjunto das melhores práticas da qualidade, que visa acima de tudo entender as necessidades dos clientes e atende-las, pois, o seu foco está sempre na satisfação do cliente, e padronizar as operações de uma organização, para que a os produtos e serviços tenham sempre a mesma qualidade.

A própria norma cita como benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade:

  • A capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • Abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos; e
  • A capacidade de demonstrar conformidade com requisitos específicos de sistemas de gestão da qualidade.

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ISO-9001: Abordagem Plan, Do, Check, Act.

Como o sistema é embasado em uma sistemática de melhoria, baseada no ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA), a questão não é apenas manter o nível de qualidade e a satisfação do cliente, o objetivo na verdade é melhorar a cada dia, para aumenta-la continuamente. Deste modo, a ISO9001 tem itens específicos voltados para cada uma das etapas do PDCA, aonde o Planejamento (Plan) é tratado no item 6 da norma, a execução (Do) nos itens 7 e 8, a checagem (Check) no item 9 e ação para melhoria (Act) no item 10. Assim, a ISO9001 é dividida da seguinte maneira:

  • Itens 1, 2 e 3 – Apresentação da norma e referências;
  • Item 4 – Entendendo as necessidades dos clientes e partes interessadas e definindo o escopo do SGQ;
  • Item 5 – Papel da alta direção da organização na liderança do SGQ;
  • Item 6 – Planejamento;
  • Itens 7 e 8 – Execução;
  • Item 9 – Checagem; e
  • Item 10 – Ação

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ISO-9001: Abordagem global

Visando a organização como um todo, o Sistema de Gestão da Qualidade requisita que a organização entenda as necessidades que deixam satisfeitas as partes interessadas (principalmente os clientes), e posteriormente planeje, documente, monitore, controle registros (termo esse que foi alterado para informação documentada na versão 2015 da ISO9001) e evidencie e corrija problemas (tratados pelo termo não conformidades no SGQ) de todos os processos que realiza. É importante frisar que:

  • A organização deve ter um planejamento bem estruturados para executar suas operações e fornecer produtos e/ou serviços de qualidade
  • As operações de execução do produto e serviços e as operações de apoio à essa execução devem seguir as especificações planejadas e serem monitoradas
  • Deve também coletar dados durante a execução das atividades e tabula-los para que se tornem informações relevantes para tomada de decisão.
  • Com base nas informações levantadas, os problemas devem ser evidenciados e corrigidos para que não ocorram novamente. As informações servem como termômetro de desempenho do SGQ.
  • As informações são importantes também para evidenciar os riscos em potencial e evitar problemas antes que eles ocorram.

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ISO-9001: Abordagem por processos

Tratando do sistema de uma maneira mais especifica, ele visa enxergar toda a organização como processos interligados, aonde cada processo é em um determinado momento cliente interno, pois necessita de entradas do processo anterior, e em outro momento fornecedor interno, pois o processo subsequente precisa das saídas que ele irá produzir. Para melhor entender esse sistema, observe o esquema abaixo que exemplifica a interligação de alguns processos, de maneira bem simplificada, de uma montadora de automóveis:

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Com base nessa abordagem por processos, é fácil entender como o Sistema de Gestão da Qualidade atua, pois em cada um dos processos o controle pode ser realizado separadamente, com base em especificações bem definidas, para que não haja nem entradas nem saídas sem qualidade. Em alguns pontos, devido a criticidade de alguns dos processos, devem ser definidos processos que intermediam as operações apenas para realização de controle, como por exemplo a inspeção de uma matéria prima adquirida ou o teste de um produto acabado. Esses processos tem o único intuito de assegurar a qualidade do que foi entregue pelo processo anterior, a fim de garantir a qualidade para o próximo.

Todos os pontos aonde há um controle, deve haver também uma coleta de dados eficiente, pois ali deverá ser o termômetro da qualidade, e também aonde a melhoria continua irá ocorrer, pois a abordagem PDCA, além de considerar a empresa como um todo, visa também a melhoria de cada um dos processos separadamente.

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A abordagem por processos com pontos de controle e aplicação de metodologia de melhoria continua, torna os processos autossustentáveis e melhoram o desempenho global da organização. Veja como ficariam os mesmos processos da montadora em um sistema de gestão da qualidade, de maneira simplificada:

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Certificado ISO-9001

Além dos grandes benefícios de adotar um Sistema de Gestão da Qualidade como ferramenta e metodologia de trabalho em uma organização, ainda há de se falar que caso o sistema esteja implementado, é possível obter o certificado ISO9001, que é uma certificação internacionalmente reconhecida e pode dar grande vantagem competitiva para a organização. Apesar de não ser o maior benefício que o sistema traz, com o certificado a organização passa a ter mais confiabilidade para clientes e fornecedores, podendo assim auxiliar ainda mais na expansão de seus mercados e negócios.

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Vale lembrar que implementar um SGQ não é a mesma coisa que obter um certificado. Após a implementação, a organização deverá contratar um organismo certificador independente, que irá realizar uma auditoria do sistema. Nessa auditoria, o organismo pode interpretar a implementação de algum dos requisitos como conforme ou não conforme, e também pode levantar oportunidades de melhoria do sistema. Dependendo do resultado da auditoria, a organização poderá obter ou não o certificado. Caso o certificado não seja obtido, não vale desistir, pois, seguindo as orientações fornecidas pelo auditor a organização poderá melhorar o seu sistema e tentar novamente o tão desejado certificado, o que também irá melhorar ainda mais a realização das atividades da organização e consequentemente a sua qualidade e competitividade.


Sobre o Autor

danilo romão

Danilo Romão é formado em Engenharia de Produção, atua como coordenador de qualidade a 5 anos. Especialista em Sistema de Gestão de Qualidade (ISO9001), tem grande experiência em criação e gerenciamento de indicadores para garantir a melhoria continua, auditorias internas e externas, treinamentos em ferramentas da qualidade, rotina de 5S, métodos para solução de problemas e realização de treinamentos.
Realiza adequação e certificação de empresas  dentro de portarias do INMETRO a 3 anos.
Coordena diversos projetos de otimização de processo, balanceamento de linha de produção, organização de estoques e logística de distribuição de ordens de produção e materiais em grandes empresas do ramo eletroeletrônico.

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93