Plano de carreira na área da manutenção | Como fazer e aplicar.

 

Veja quais os aspectos necessários para você fazer um plano de carreira na área da manutenção que realmente o levará a alcançar suas metas.

 

A primeira coisa que precisa ser dita neste artigo é que um bom plano de carreira na área da manutenção não é uma simples lista do que fazer para atingir o seu objetivo.

 

O plano de carreira na área da manutenção envolve vários aspectos e áreas para você analisar, listar, priorizar e aplicar.

 

Com base nessa premissa, eis o meu objetivo com esse artigo:Mostrar como você pode fazer um plano de carreira na área da manutenção assertivo, mostrar os pontos que você deve se atentar para construir esse plano um plano de carreira na área da manutenção que realmente irá levar você ao sucesso nessa missão.

Largura x Profundidade

 

Partindo do princípio que quanto mais você se aprofunda em uma área específica na sua carreira, você vai deixando de ser generalista e começa a se tornar especialista.

 

Foque menos na largura e mais na profundidade do conhecimento. Desta forma, o seu plano de carreira na área da manutenção será muito mais assertivo.

 

Fazendo um paralelo com o nível operacional, tático e estratégico.

 

O nível operacional basicamente sabe de tudo um pouco e ao subir na pirâmide você vai se tornando cada vez mais especialista. No nível estratégico, por exemplo, você passa a se preocupar mais em retornos estratégicos, e não em dominar tudo.

 

Muitas pessoas quando estão fazendo um plano de carreira na área da manutenção pesquisam uma formação, ou até um curso técnico, e acabam se preocupando em aprender tudo. Enquanto que tem outros profissionais se preparando no mesmo ritmo - porém, se aprofundando em uma área específica - que estão ocupando posições de maior destaque no mercado.

 

A verdade é que, por exemplo, muitas vezes um curso online pode te preparar muito mais que cursos técnicos… Afinal, hoje em dia, dominar o que você faz é bem mais valioso do que está apenas escrito no seu currículo.

 

A profundidade do seu conhecimento é mais importante do que a largura dele.

 

Mas como fazer um plano de carreira na área da manutenção buscando a profundidade do seu conhecimento e alavancar sua carreira?

 

Quero te mostrar exatamente isso nas próximas linhas.


 

Comece seu plano de carreira na área da manutenção analisando o conhecimento teórico


 

Para começar um bom plano de carreira na área da manutenção você deve dividir o seu plano em 4 áreas.

 

  • Conhecimento teórico.
  • Conhecimento técnico.
  • Conhecimento de processo.
  • Conhecimento de negócio.

 

É importante alertar você que para preencher essas 4 áreas do plano de carreira na área da manutenção você precisa analisar e estudar o mercado.

 

Atente-se também em se aconselhar com quem já trilhou o caminho que você quer trilhar.

 

Para começar a montar o seu plano de carreira na área da manutenção você pode:

 

Ir em um site de vagas e começar a pesquisar o que pedem para assumir a vaga que você deseja.

 

Ir no Linked e adicionar 50 gerentes da área que você almeja. Comece a construir uma relação com esses profissionais. Fale dos seus planos e objetivos.

 

Pesquise e pense o que você precisa aprender para desempenhar a função que você quer. 

 

A verdade é que volume de certificado não chama a atenção de mais ninguém. O que chama é o que você sabe fazer e o que você já fez.

 

Eu digo isso com toda a sinceridade… E olha que eu vendo cursos.

 

Mas é por isso que em meus cursos eu sempre procuro a profundidade sobre os assuntos e ser menos generalista.

 

Então recapitulando… Você precisa começar a saber o que você precisa de conhecimento teórico. Nesta etapa você começa a ter uma visão muito mais clara do que você já tem e o que falta ter (relacionado a estudo/conhecimento teórico).

 

...a melhor maneira para começar o seu plano de carreira na área da manutenção.

 

No vídeo abaixo tem dicas importantes para quem quer se tornar um gestor de manutenção, vai ajudar no seu plano de carreira na área da manutenção.


 

O Conhecimento Técnico


 

Hoje, a abundância de informação na internet chega a ser perigosa.

 

A quantidade de informação que estamos exposto durante o dia pode nos causar uma obesidade mental.

 

Então deve-se ter muito cuidado com as informações que você vai receber na hora que aplicar seu plano de carreira na área da manutenção.

 

Escreva no que você precisa se especializar, analise o que você vai focar em aprender e defina as suas prioridades de estudos com base no que você mais precisa.

 

Um conselho muito importante é que você selecione as informações que você poderá colocar em prática.

 

Parece óbvio… Mas a verdade é que se não ficarmos mentalizando essa regra nós passamos o dia nos distraindo com informações que vão nos atrasar profissionalmente.

 

Identificar e listar os conhecimentos necessários em seu plano de carreira na área da manutenção e definir quais serão suas prioridades farão você ter um plano de carreira na área da manutenção que te levará até suas metas mais rapidamente.

Clique aqui para saber as habilidades que você deve priorizar para ser um bom gestor da manutenção e já colocar no seu plano de carreira na área da manutenção.

O Conhecimento do Processo


 

Esse é um ponto que enriquecerá muito o seu plano de carreira na área da manutenção. Preste muita atenção aos detalhes.

 

Deixa eu te perguntar:

 

Você já parou para identificar os processos que você precisa conhecer para fazer uma boa gestão de manutenção na empresa que você deseja trabalhar?

 

Dentro de uma empresa, o que você deve saber sobre os processos internos?

 

No caso de você querer ser um planejador de manutenção na empresa em que atua....

 

Como funciona a abertura de uma ordem de serviço?

Como funciona o fechamento num determinado sistema?

Como funciona um processo de compra?

Como funciona o processo de geração da carteira de indicadores?

Como funciona o processo de solicitação de investimento?

Como funciona o processo de manutenção?

 

Coloque no seu plano de carreira na área da manutenção todos os processos que você precisa saber e o que você precisa fazer para conseguir aprendê-los.

Em nosso canal você vai conseguir aprender vários desses processos.

Comece a identificar os processos que você precisa dominar. Lembrando que você pode se aprofundar.

 

Comece a mentalizar, por exemplo: se uma embalagem entrar na máquina 10% de velocidade mais rápida agora, qual será o reflexo do processo lá na frente?

 

Foque em desenhar cada parte dos processos. Fazendo tudo isso em sua mente seu processo de decisão será mais rápido, otimizado e assertivo.

 

Identificar todos esses processos é um dos aspectos mais importantes no seu plano de carreira na área da manutenção. E poucas pessoas se atentam a isso.

 

O Conhecimento do Negócio


 

Esse é um dos pontos mais importantes em um plano de carreira na área da manutenção. Pergunte-se:

 

O que a empresa que eu almejo fazer parte faz?

Como ela ganha dinheiro?

 

Por exemplo, o que o McDonald faz é vender sanduíche… Mas ele não ganha dinheiro apenas com sanduíche. Ele ganha com royalties, com licenciamento de marca, com negociação imobiliária…

 

A maioria dos negócios tem múltiplas fontes de receitas. E você precisa entender tudo isso para se tornar um profissional com grandes diferenciais no mercado e ganhar mais por isso, e ser mais reconhecido e valorizado por isso.

 

Pergunte-se também qual é o horizonte de crescimento da empresa que você almeja. O quanto a empresa tende a crescer nos próximos anos. Em qual setor estão focando?

 

Imagine-se numa entrevista de emprego onde só você consegue falar sobre esses assuntos. Você com certeza aumentaria muito suas  chances de ser contratado.

 

No vídeo abaixo eu mostro formas de você ser contratado na área da manutenção.

 

 

E olhando um pouco para você… Você precisa saber a perspectiva de crescimento do setor que você quer atuar também. Para não construir um plano de carreira na área da manutenção que te levará em direção a uma meta que não vai suprir suas expectativas.

 

Pense nisso também: Se o seu plano de carreira na área da manutenção der certo, vai valer a pena?


 

COMO EU POSSO AJUDAR NO SEU PLANO DE CARREIRA NA ÁREA DA MANUTENÇÃO.


 

Trabalhar na área tática ou estratégica da manutenção não precisa ser tão complexo e difícil. Você não precisa tomar muitas decisões erradas para só depois acertar e alavancar sua carreira.

Você também não precisa ficar tão preocupado com a maneira de adquirir os conhecimentos necessários. Pelo menos não antes de fazer o que eu vou te sugerir.

A verdade é o seguinte: se você quer fazer cursos para se tornar um gestor da manutenção de destaque no mercado, eu recomendo que você busque cursos baseados em um método testado e validado.

Eu não digo qualquer método...

Eu digo um método que dá resultados reais para quem aprende e aplica.

Dito isso, eu recomendo fortemente os Cursos da Engeteles Academy, baseados em um método que está formando um grupo de profissionais reconhecidos e valorizados no mercado nacional e internacional.

A Engeteles Academy foi criada exatamente para formar um grande número de gestores de manutenção e, não apenas isso, para formar os MELHORES gestores de manutenção.

Com esse objetivo, preparamos uma plataforma com cursos bem específicos em cada área.

Preparamos cursos para formar profissionais práticos, capacitados para aplicar as melhores estratégias e utilizar com excelência todas as planilhas e ferramentas necessárias na área.

Adquirindo a sua assinatura hoje você já terá acesso imediato aos cursos:

 

  • Curso de Programador de Manutenção.
  • Curso de Planejador de Manutenção.
  • Curso de Analista de Manutenção.
  • Curso de Gestão de Estoques de Manutenção.

 

Sim, nós realmente queremos cada vez mais formar os melhores profissionais do mercado.

Se você deseja ter acesso a cursos que ao término deles você estará realmente pronto para colocar em prática o que aprendeu...

Se você deseja cursos que vão te dar segurança na hora de aplicar suas ideias...

A Engeteles Academy é a opção ideal para você.


Clique aqui agora e faça sua assinatura por apenas R$89,90.

A assinatura é mensal e você pode cancelar quando quiser. Ou seja, não existe fidelidade.

Dentro dela você terá acesso a novos cursos todos os meses. Afinal, os melhores profissionais devem se manter sempre atualizados.

Aqui está um pouco do que você irá aprender:

Curso de Gestão de Estoque de Manutenção.

 

  • Como gerenciar as movimentações de materiais de estoque de maneira organizada e dinâmica.
  • Qual a importância de cada um dos itens do estoque.
  • Qual a melhor política de estocagem para cada um dos itens.
  • Como definir as quantidades ideais para cada um dos itens de estoque.
  • O momento certo de repor o estoque.
  • Como facilitar o trabalho do dia-a-dia de um almoxarifado aplicando técnicas de estocagem e logística de armazenamento.

 

Curso de Programador de Manutenção.

 

  • Como Elaborar um Cronograma de 52 Semanas no Excel
  • Como Elaborar um Cronograma de Manutenção Mensal e Trimestral no Excel
  • Como Priorizar Atividades de Manutenção Usando a Matriz RIME
  • Como Realizar um Cronograma Semanal de Atividades de Manutenção Usando o Excel
  • Como Elaborar e Controlar Ordens de Serviço
  • Gestão e Programação de Grandes Paradas Para Manutenção
  • E muito, muito mais...

 

Curso de Planejador de Manutenção.

 

  • Como Definir as Atividades Corretas para o Plano de Manutenção
  • Como Definir as Frequências de Manutenção Corretamente
  • Como Elaborar uma Matriz C.H.A (Conhecimento, Habilidade e Atitude)
  • Como Definir Corretamente os Recursos Para Realizar Atividades de Manutenção
  • Como Elaborar Procedimentos de Manutenção com Base na Confiabilidade Humana
  • Como Ser Um Planejador de Manutenção Disputado no Mercado de Trabalho
  • E muito mais...

 

Curso de Analista de Manutenção.

 

  • Como Controlar o MTBF no Excel.
  • Como Controlar o MTTR no Excel.
  • Como Controlar a Confiabilidade no Excel.
  • Como Controlar a Disponibilidade no Excel.
  • Como Controlar a Mantenabilidade no Excel.
  • Como Controlar o Backlog de Manutenção no Excel.
  • Como Controlar os Custos de Manutenção no Excel.
  • Como Controlar os Custos de Manutenção no Excel.
  • Como Ser um Analista de Manutenção Disputado no Mercado de Trabalho.
  • E muito mais...

 

São cursos completos com certificação e planilhas prontas para você aplicar seu conhecimento.

 

Se você tomou a decisão de alavancar sua carreira este ano, faça sua inscrição agora.

 

Clique aqui e ganhe 7 de teste na nossa plataforma de cursos online Engeteles Academy. Entre, estude e depois decida se quer continuar. Sem burocracia nenhuma.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Imagem padrão

Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 98