3 Principais Ameaças ao Setor de Manutenção

Você sabia que o setor de manutenção vive rodeado por ameaças? Vou destacar aqui  quais são as 3 principais ameaças ao setor de manutenção, mas antes de falar que ameaças são essas, é bom nós definirmos o significado da palavra ameaça.

 

Um dos significados da palavra ameaça segundo o dicionário é: Sinal, manifestação que leva a acreditar na possibilidade de acontecer alguma coisa. Para ser mais exato, nós vamos falar sobre o que ameaça o sucesso do setor de manutenção.

AMEAÇA 1: A FALTA DE CULTURA

Tudo deve se iniciar pela cultura! Se a empresa não fomenta uma cultura de manutenção centrada em confiabilidade, pode ter certeza que o setor de manutenção está fadado ao fracasso.

Uma cultura de manutenção se constrói com base nos detalhes, com uma visão de longo prazo e muito treinamento. Todos os funcionários ligados à manutenção devem falar a mesma língua e os objetivos devem ficar bem claros na mente de todos.

O principal objetivo da manutenção é garantir e elevar os índices de DISPONIBILIDADE e CONFIABILIDADE da indústria, todos os funcionários da manutenção devem saber disso e buscar esse objetivo.

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AMEAÇA 2: FALTA DE CONTROLE

Como assim?! Falta de controle?!

Falta de métricas, metas, objetivos, indicadores, falta de números! O setor de manutenção deve ter um objetivo tangível, baseado totalmente em números.

Existe uma fase que pode ilustrar muito bem isso que é “Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve!” Então, todos os dias, os funcionários da manutenção devem estar cientes do objetivo do setor para aquele mês.

Uma ótima ferramenta para auxiliar no controle e divulgação das métricas é o Painel de Gestão à Vista.

Gestão a vista

O Painel de Gestão à Vista tem a finalidade de estreitar a comunicação e propor um clica de transparência no ambiente de trabalho. Ou seja, o setor de Planejamento e Controle de Manutenção, vai expor os indicadores nos lugares de alto fluxo de pessoas, onde qualquer pessoa pode saber quais são os resultados que o time de manutenção estão gerando, o objetivo é ser 100% transparente!

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AMEAÇA 3: FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ÁREAS

O setor de manutenção é um dos setores que tem mais clientes internos. Por isso, ele deve trabalhar em total sintonia entre esses clientes e trabalhar para que esses clientes também alcancem seus objetivos.

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O principal cliente da manutenção é a produção. Então o setor de manutenção deve buscar os objetivos da produção da mesma forma que busca o seu objetivo.

Outro ponto muito importante, é a comunicação. A comunicação entre esses setores deve ser clara e a obrigação de buscar isso é da manutenção. Uma ferramenta que padroniza e documenta todas as ações da manutenção dentro da linha de produção é a Ordem de Serviço.

E a responsabilidade de oferecer, gerenciar e tratar as informações da ordem de serviço é do setor de manutenção.

Então se na sua empresa, o setor de manutenção não trabalha com Ordens de Serviço, procure imediatamente fazer a implantação desse documento.

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93