3 técnicas de Lean Manufacturing que você precisa saber!

Para fazer com que um processo de fabricação seja mais eficiente, a empresa deve entender o que é Lean Manufacturing. Adotar a filosofia Lean Manufacturing significa que o seu local de trabalho se aplica a filosofia e as práticas de manufatura enxuta.

Lean é uma prática industrial onde instalações de fabricação tem o foco em redução de resíduos para criar mais valor para o cliente. Existem várias técnicas de manufatura enxuta diferentes, permitindo que cada organização defina para seu próprio processo de produção. Três das técnicas enxutas mais comuns são 5S, Kaizen e Kanban.

5S

O sistema 5S é um método de organização que decorre de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. As traduções dessas palavras são utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina. Eles representam um processo de cinco etapas para reduzir o desperdício e aumentar a produtividade e eficiência.

O primeiro passo, classificar, envolve eliminar itens desnecessários do espaço de trabalho. Em seguida, os trabalhadores devem pôr em ordem, assegurando que há um lugar para tudo e tudo está em seu devido lugar. A etapa de limpeza implica a limpeza da área de trabalho e manter regularmente neste estado. A padronização deve ser feita para que todos os processos de trabalho consistente para que qualquer trabalhador identificar algum item no ambiente de trabalho, se necessário. O passo final, disciplina, envolve manter e reforçar as quatro etapas anteriores.

img1

ebook-manual-pratico-de-5s

Kaizen

Kaizen é uma prática empresarial que se concentra em fazer melhorias contínuas. Com kaizen, há sempre espaço para melhorias, e os trabalhadores devem constantemente fazer algo para melhorar o local de trabalho. Essa filosofia também enfatiza que as ideias de cada indivíduo são importantes e que todos os funcionários devem estar envolvidos no processo para melhorar a empresa. Uma organização que pratica boas-vindas kaizen e nunca critica sugestões de melhoria em todos os níveis. Isso ajuda a criar um ambiente de respeito mútuo e comunicação aberta.

img2

Kanban

Kanban se baseia em sinais visuais para controlar o inventário. Um cartão Kanban pode ser colocado em uma área visível para sinalizar quando o inventário necessita de ser reabastecido. Com este processo, os produtos são montados somente quando houver demanda do consumidor, o que permite às empresas reduzir estoques e resíduos. O método kanban é altamente sensível para os clientes porque os produtos podem ser fabricados por responder às necessidades dos clientes em vez de tentar prever suas necessidades futuras.

Lean Manufacturing tem muitas vantagens, tais como maior produtividade, melhor atendimento ao cliente, prazos de entrega menores, aumento da motivação dos funcionários e um ambiente de trabalho mais seguro. Cada um destes contribui para o benefício mais significativo de manufatura enxuta e consequentemente aumento dos lucros.

img3


curso-online-de-planejamento-e-controle-de-manutencao

clique-aqui-e-inscreva-se

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
Imagem padrão

Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93