dezembro 08 2015 0Comment

O que é MTBF?

O que é MTBF?

O controle da manutenção é feito através da criação e da gestão de indicadores, que servirão como base para a tomada de decisões e desenho de estratégias. Sem os indicadores da manutenção, fica impossível saber se as decisões tomadas são certas ou erradas, assim como em qualquer outra área de atuação. O MTBF é um dos indicadores de manutenção que  compõem a matriz de indicadores usados para controlar e impulsionar os resultados do setor de manutenção. o que é mtbf

MTBF é a sigla de Mean Time Between Failues, que em tradução livre é Tempo Médio entre falhas. Ou seja, MTBF pode ser definido com o tempo decorrido entre as falhas de um determinado sistema durante a operação. o que é mtbf

O MTBF é normalmente parte de um modelo que assume que o sistema falhou e é imediatamente reparado. A definição de MTBF depende da definição do que é considerado um sistema de falha. As falhas são consideradas condições de projeto que colocam o sistema fora de operação ou em um estado para o reparo.

O MTBF é uma métrica usada há mais de 60 anos para evidenciar a eficiência dos processos, tanto de manutenção ou de produção. o que é mtbf

Podemos considerar que o MTBF (sigla em inglês para Mean Time Between Failures) é um dos indicadores mais importantes para o setor de manutenção. Através dele podemos enxergar globalmente como a manutenção está sendo administrada de um modo geral.

Esse indicador consiste basicamente em medir o tempo médio entre uma falha e outra. A forma mais eficiente de administrar esse indicador é aplica-lo a cada equipamento, dessa forma, as ações podem ser aplicadas de forma individual, facilitando as ações.

A fórmula para cálculo do MTBF é:

o que e mtbf

Como calcular o MTBF?

Por exemplo. Se durante um ano o equipamento operou 200 horas, depois 450 horas, depois 4000 horas e finalmente 1400 horas, o MTBF será:

o que e mtbf

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Observando o gráfico acima, podemos observar que o indicador de MTBF é aplicado ao acompanhamento mensal de um determinado equipamento de uma linha de produção. Notamos que a tendência dos dados é crescente, o que é resultado de um bom trabalho quando se trata de MTBF.

Os resultados ações de atuação da manutenção sobre equipamentos e instalações podem ser analisadas quase que em “tempo real” com o MTBF, principalmente quando esse número é alto.

Uma vez que o MTBF de um sistema é conhecido, a probabilidade de que qualquer um determinado sistema irá estar operacional no tempo igual ao MTBF pode ser calculada. Este cálculo exige que o sistema está funcionando no seu “período de vida útil”, o qual é caracterizado por uma taxa de falha relativamente constante quando apenas estão ocorrendo falhas aleatórias.

Partindo deste pressuposto, qualquer um determinado sistema vai sobreviver à sua MTBF calculado com uma probabilidade de 36,8% (ou seja, ele irá falhar antes com uma probabilidade de 63,2%). O mesmo se aplica ao MTTF de um sistema funcional dentro deste período de tempo.

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Indicadores de Manutenção

Além do MTBF, existem inúmeros indicadores pré-estabelecidos para um acompanhamento eficaz das atividades da manutenção. Mas lembre-se: é melhor ter poucos indicadores e acompanha-los bem!

Os indicadores considerados como mais importantes, são os indicadores referentes aos custos, não apenas pelo custo real do ativo, mas sim pelo poder de tomada de decisão que esses indicadores podem trazer.

Os desafios são constantes no setor de manutenção, os gestores estão sempre focados em manter a competitividade da empresa, controlando melhor os custos da manutenção e realizando investimentos de maneira correta, de forma em que os retornos venham em tempo hábil para manter o nível de competitividade no mercado.

Para a implantação de qualquer indicador, é necessário, que se tenha uma sistemática para coleta e tratativa dos dados. Por exemplo: podemos usar uma ordem de serviço para coleta dos dados e uma planilha eletrônica ou software de manutenção para tratar esses dados e gerar os indicadores.

 

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jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.