O backlog é um indicador de tempo, usado na Gestão da Manutenção. Em meio a tantos outros indicadores, podemos classificar o backlog como o indicador que mede o acúmulo de atividades pendentes de finalização.
A palavra backlog em tradução livre para o português significa atraso. Isso não quer dizer, que necessariamente, todas as atividades que compõe o nosso backlog estão atrasadas e isso acaba gerando um pouco de confusão.
O que é backlog?
Para lhe explicar o que é backlog, vou usar o seguinte exemplo:
Imagine que a porta da oficina de manutenção foi fechada nesse momento. Por quanto tempo a equipe de manutenção trabalharia para finalizar todas as pendencias que estão lá dentro? A resposta para essa pergunta é o backlog.
O backlog é a nossa carteira de serviços oriunda das atividades de manutenções corretivas, preventivas, preditivas, inspeções, melhorias, lubrificações, instalações, etc.
Muitas pessoas confundem o real significado de backlog, achando que backlog é o que está pendente de execução, ou os serviços que estão atrasados, ou aquilo que está pendente de planejamento. O backlog é soma da carga horária dos serviços planejados, programados, executados e pendentes.
Para você entender o que é backlog, você também deve entender sobre o fluxo de trabalho em um ambiente de Planejamento e Controle de Manutenção:
O fluxo de uma Ordem de Serviço na manutenção se inicia pelo planejamento dos seus recursos, depois passa para a etapa de programação da sua realização, depois é executada e retorna ao PCM para ser controlada, etapa onde são colhidas informações sobre o serviço e gerados os dados que compõem os indicadores. Somente após a etapa de controle o ordem de serviço é encerrada e o serviço é dado como finalizado.
O backlog visa medir toda a carga horária aplicada nas etapas de planejamento, programação, execução e controle. Conflitando com os recursos de mão de obra que estão disponíveis para a sua conclusão.
Como calcular o Backlog
Antes de falar da fórmula para cálculo do backlog, devemos entender que o backlog é um indicador de tempo e o seu cálculo devem ser dados em minutos, horas, dias, semanas, meses, etc.
A fórmula usada para calcular o backlog é:
Entendendo a fórmula:
Backlog é o somatório dos valores de Homem-Hora aplicados em O.S planejadas, pendentes, programadas e executadas, dividido pelo valor total do nosso Homem-Hora disponível.
IMPORTANTE: Devemos considerar apenas o tempo produtivo da nossa mão de obra. Afinal, os colaboradores não estão trabalhando 100% do tempo que estão no chão de fábrica. Devemos descontar a improdutividade e desperdícios de tempo encontrados durante um dia de trabalho.
Portanto, antes de calcular o backlog, meça o fator de produtividade da sua equipe.
Exemplo:
Em uma determinada fábrica apurou-se a existência de:
- 120 HH em Ordens de Serviços Planejadas;
- 50 HH em Ordens de Serviços Pendentes (atrasadas);
- 250 HH em Ordens de Serviços Programadas;
- 120 HH em Ordens de Serviços Executadas.
TOTAL: 540 Homens-Hora.
O valor total do HH disponível para finalização do serviço é de 140,12. Considerando que a média do fator de produtividade da equipe é de 31%.
Logo, o nosso backlog é de 3,85.
Gestão do Backlog
Como o backlog pode ser um dado para tomada de decisões na Gestão da Manutenção?
Os objetivos do gerenciamento do backlog são:
- Gerenciamento das Ordens de Serviço.
- Desenvolvimento das ordens de serviço, preparação do trabalho e procedimentos de reparo.
- Programação das atividades.
- Execução do trabalho e acompanhamento dos trabalhos em andamento.
Devemos nos recordar que o backlog mede o volume de trabalho pendente de finalização. Logo, podemos usa-lo para medir se a nossa equipe está sobrecarregada ou está com tempo ocioso. Podemos medir também se existe um alto número de solicitações sendo aprovadas sem necessidade, evidenciando a falta de um filtro para melhor priorização e definição do que realmente é necessário de intervenção por parte da equipe de manutenção.
Qual é um bom valor para o Backlog?
Para uma operação típica de processo contínuo (24/7), um bom objetivo inicial para o backlog seria cerca de três a quatro semanas.
Se temos um backlog crescente, tendendo ao infinito, temos duas situações típicas:
- Houve um crescimento na demanda de serviços. Podendo ser oriundo de um alto número de solicitações de manutenção sendo aprovadas ou da falta de confiabilidade de alguns equipamentos.
- Subdimensionamento do quadro de funcionários da manutenção. Ou seja, falta de mão de obra.
Se o backlog é decrescente, tendendo a zero, isso pode refletir as seguintes situações:
- Equipe de manutenção superdimensionada.
- Baixo número de solicitações de serviço.
Boas Práticas para Gestão do Backlog
Existem algumas boas práticas para gestão do backlog, que vão desde o momento para colher os dados para o cálculo até o momento em que o cálculo já está pronto e é chegada a hora de decidir o que fazer com esse dado. Seguem abaixo algumas considerações:
- Medir o Fator de Produtividade da equipe, dividindo por disciplinas e áreas de atuação (Manutenção Mecânica, Manutenção Elétrica, Manutenção Preditiva, Solda, etc.)
- Definir quem aprovará solicitações de manutenção;
- Definir quais são os tipos e estratégias de manutenção disponíveis para trabalho;
- Medir o Backlog total;
- Medir o Backlog por disciplinas (manutenção mecânica, manutenção elétrica, instrumentação, etc.)
- Medir o Backlog por tipos de manutenção (manutenção preventiva, manutenção corretiva, manutenção preditiva)
- Definir uma meta para o Backlog;
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