3 pontos chave do PCM

3 Pontos Chave do PCM

O Planejamento e Controle de Manutenção tem 3 pontos chave, que merecem total atenção dos gestores e das pessoas envolvida. Esses pontos  determinam o sucesso do setor de manutenção, por essa razão a administração desses três pontos deve ser constante.

Grande parte dos erros do setor de PCM estão concentrados em algum desses pontos chave. E a consequência desses erros são maiores, quando comparadas com falhas em outras área do setor.

As três chaves são:

CHAVE 1 – Pessoas

O item mais importante em qualquer processo são as pessoas. Não existem melhoria de processos sem o desenvolvimento de pessoas. As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, são elas que gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.

Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização, sendo que é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais.

Gerir pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários, não no sentido de manipulação de sua conduta, mas no sentido de identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias a serem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades.

Existem 3 fatores que devem ser acompanhados de perto, quando o assunto são as pessoas:

Pessoas treinadas, sob uma boa liderança e trabalho em uma equipe bem dimensionada, são capazes de trazer resultados fantásticos para a organização. Essa soma é altamente motivadora, pois facilita o trabalho de todos e deixa o ambiente de trabalho mais leve.

A motivação das pessoas não é construída apenas por fatores financeiros, existem diversas outras maneiras de se motivar um colaborador e acredite, pessoas motivadas fazem o impossível!

CHAVE 2 – Processos

Nás páginas anteriores vimos que o planejamento é essencial para a manutenção e um dos fatores críticos para a definição de um bom planjeamento é a elaboraçãode processos e procedimentos de manutenção.

Os processos de trabalho são focados em atividades que buscam a otimização das atividades, como no processo de planejamento que visa principalmente gerar roteiros com um menor deslocamento das equipes de execução para que estes sejam atendidos dentro do prazo, aumentando a produtividade e trabalhando cada vez mais com um prazo menor de atendimento, garantindo uma confiabilidade maior no processo com qualidade e agilidade.

Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, insumos e resultados claramente identificados, sendo enfim, uma estrutura para tomada de ações.

A visão dos processos dá a empresa uma compreensão mais clara da sua eficácia na satisfação das necessidades do cliente e também na realização do seu trabalho. Uma razão para se executar uma análise do processo é o fato de se poder guiar programas de redução de custos e de tempos de ciclos, de melhoria da qualidade do processo ou outros esforços para melhorar o desempenho organizacional.

Cada tipo de manutenção deve ter um processo definido, que deixe clara como é a forma de atuação da manutenção em cada tipo de situação.

Análise de processos é uma ferramenta usada na gestão dos processos, para avaliar uma operação em termos da sequência de passos desde os recursos de entrada no sistema até as saídas, com o objetivo de definir ou melhorar seu processo.

CHAVE 3 – Ativos

Todo o foco do PCM está voltado para a gestão da saúde dos ativos da empresa, de forma em que se garanta a confiabilidade e disponibilidade dos mesmos.

O gerenciamento de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização.

Dentro de um núcleo de PCM, planejar é estabelecer planos de manutenção e de inspeção, além de atender as solicitações de manutenção corretiva, de pequenos projetos e obras. Trata-se de criar para todos os ativos da empresa, através das Ordens de Trabalho (OT/OS) os mais adequados planos da Manutenção e Inspeção que irão garantir a sua confiabilidade e a sua disponibilidade.

A atividade de planejar na Manutenção deve começar pela elaboração da matriz de criticidade dos ativos, cuja responsabilidade é da Engenharia de Manutenção, porém com a parceria do Planejamentio do PCM, em conjunto com a Operação, Programação de Produção, Segurança e Meio Ambiente.

A Matriz de Criticidade é elaborada a partir da análise dos ativos em relação aos aspectos de:

  • Segurança Pessoal
  • Meio-Ambiente
  • Produção
  • Qualidade do Produto
  • Custos de Manutenção.
    Ao analisarmos todos os ativos da Empresa deveremos nos esforçar para estabelecer 3 níveis de Criticidade. Esses 3 níveis servirão de base para a escolha das técnicas e os tipos de serviço mais adequados de Manutenção que serão aplicadas a eles, assim como a freqüência de sua aplicação.

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93