novembro 10 2016 0Comment

100 Livros OBRIGATÓRIOS para Gestores de Manutenção – Parte 1

livro gestão de manutenção

Uma pergunta que sempre  se repete ao final de todos os treinamentos que eu ministro é a seguinte: “Jhonata, pode me indicar alguns livros sobre Gestão da Manutenção, PCM e Confiabilidade?”

Por isso, resolvi escrever uma série de artigos e indicar os melhores livros sobre Gestão da Manutenção que já li  e também, sobre temas correlatos. Considero esses livros  leituras obrigatórias para quem quer se tornar um bom gestor de manutenção.

Esses livros tratam de temas fundamentais no mundo Gestão da Manutenção, como evitar problemas comuns em industrias dos mais variados segmentos e como se destacar comportando-se como um profissional estratégico.

Abaixo, indico os 10 principais livros sobre Gestão da Manutenção escritos em português. Todos eles são de fácil leitura e interpretação, contendo entre 200 e 300 páginas. Garanto que qualquer um deles pode ser lido em um mês, dedicando 20 minutos de leitura diária. Pelo menos, comigo foi assim.

 Livros Sobre Gestão de Manutenção

PCM – Planejamento e Controle de Manutenção DESCOMPLICADO
Uma Metodologia Passo a Passo para Implantação do PCM

Autor: Jhonata Teles 

 

A obra mostra o passo a passo para implantação do setor de Planejamento e Controle da Manutenção em empresasde qualquer porte ou segmento, através do método PCM DESCOMPLICADO® criado pelo autor.

Dividido em sete capítulos, o livro aborda de maneira prática todas as ferramentas, métodos e técnicas necessárias para criar uma estrutura sistemática para a gestão da manutenção, de forma que os índices de confiabilidade e disponibilidade dos ativos possam ser elevados em níveis globais.

O livro também conta com aulas em vídeo ministradas pelo autor, o que facilita toda a assimilação do conteúdo por parte do leitor.


 

Confiabilidade e Manutenção Industrial
Autores:Flávio Sanson Fogliato e Jorge Luis Duarte Ribeiro

Com certeza, esse é o livro mais importante da lista! Todo Gestor de Manutenção deve dominar o tema confiabilidade, pois os objetivos da manutenção são claramente, elevar os índices de Confiabilidade e Disponibilidade dos ativos.

O presente livro trata da Engenharia de Confiabilidade que tem como objetivo adequar a produção da indústria aos padrões dos mercados e a normas de qualidade, fornecendo o referencial teórico para esse processo de melhoria. O diferencial de Confiabilidade e manutenção industrial é tratar a confiabilidade do ponto de vista quantitativo, baseado na modelagem estatística de dados, e não qualitativo como os outros livros sobre o tema.

livro gestão de manutenção

 


Gerenciando a Manutenção Produtiva
Autor: Harilaus G. Xenos

 

O papel de um bom Gestor  é promover resultados palpáveis através da manutenção. A Manutenção é uma verdadeira mina de ouro, se bem gerenciada através de métodos e técnicas estratégicas, que colaboram com o crescimento não só do setor, mas de toda a empresa. E é isso que o autor do livro aborda de forma clara e direta.

As empresas são verdadeiras ilhas do tesouro onde ainda existem muitas riquezas a explorar. Certamente a melhoria do gerenciamento da confiabilidade dos equipamentos ajudará a desenterrar esses tesouros, trazendo ganhos significativos de segurança, produtividade, qualidade, custo e integridade do meio ambiente. 

 

livro gestão de manutenção


Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade
Autor: João Ricardo Barusso Lafraia

 

Três temas essenciais juntos em um único livro: Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade. Um livro escrito  em forma de manual, cheio de exemplos práticos e estudos de caso.

A obra é ideal tanto para os profissionais e estudantes interessados em aplicar a técnica da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), quanto para os que desejam conhecer com maiores detalhes a Avaliação de Vida Remanescente de Equipamentos. Os primeiros capítulos da obra abordam os conceitos de Confiabilidade, incluindo Confiabilidade humana. Os seguintes mostram os conceitos básicos de Mantenabilidade e Disponibilidade. No final do livro, o autor apresenta um breve resumo sobre a técnica de Inspeção baseada em Risco, destinado ao pessoal de manutenção voltado para a inspeção de equipamentos, e um capítulo sobre aspectos gerenciais.

livro gestão de manutenção


Manutenção de Entressafra – Planejamento e Controle
Autor: Ericson Marino

Muitas industrias brasileiras trabalham em regime de safra. No momento da entressafra, o período entre uma safra e outra, grande parte dessas industrias aproveita a oportunidade de realizar grandes manutenções, porém, se essas atividades não forem planejadas previamente, através de métodos e técnicas específicas, o trabalho pode não sair como esperado.

Livro voltado para manutenção de indústrias que trabalham em períodos de safra, e as grandes manutenções são realizadas em entressafra. O livro aborda as melhores práticas para se controlar e planejar as grandes manutenções. 

livro gestão de manutenção

 


PCM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO BANEER 


Gestão de Ativos
Autores: Alan Kardec, João Ricardo Lafraia, João Esmeraldo e Júlio Nascif

Um assunto completamente discutido em empresas de grande porte, fóruns, debates, mesas de reunião e salas de aula. Essa é uma literatura básica para qualquer gestor, não apenas de manutenção, mas de qualquer outra área que tenha contato direto com os ativos da empresa.

Gestão de Ativos não é mais um tema que se restrinja ao universo de quem atua no financeiro. Também é pauta para RH, Marketing, Comercial. Quatro experts nesse tema nos esclarecem de forma didática, mas muito objetiva, de que forma a gestão de ativos pode ser correlacionada a temas de grande importância em nosso dia a dia, como liderança, planejamento, execução, qualidade, meio ambiente e saúde.

 


Manutenção Preditiva – Fator de Sucesso na Gestão Empresarial
Autores: Alan Kardec e Júlio Nascif

Todas as grandes Organizações sabem que, para alcançar uma gestão empresarial de excelência, é necessário que todos os setores estejam envolvidos e seus interesses estejam alinhados com a cultura organizacional. Para isso, o Departamento de manutenção também deve estar envolvido no processo.

Diante desse cenário, o assunto manutenção preditiva é de extrema importância, por tratar-se de uma medida que visa acompanhar o ciclo de vida dos equipamentos. Porém, muitas organizações não utilizam de fato o processo, sob o risco de comprometer seriamente os seus equipamentos e a própria vida dos colaboradores, preferindo arcar com os custos de substituição e compra de novos equipamentos. O objetivo do livro é destacar a importância da manutenção preditiva, inserindo o setor de manutenção no processo de gestão de excelência. O livro é escrito de forma didática, ricamente ilustrado e mostra a importância de uma gestão.


PCM – Planejamento e Controle da Manutenção

Autor: Herbert Viana

Essa é uma literatura básica para que deseja conhecer os princípios do Planejamento e Controle da Manutenção. De forma simples e didática, o autor explana sobre as atribuições do PCM e de que forma espera-se que essas atribuições sejam aplicadas.

No livro são abordados aspectos como a evolução da manutenção; a organização básica de uma área de manutenção, suas identificações e, principalmente, seus fluxos de informação; os cadastros necessários para uma boa intervenção mantenedora; as qualificações mínimas indispensáveis àqueles que desejam atuar na área; e a forma como deve ser organizada, pensada e executada a ação preventiva nos equipamentos industriais

 


Manutenção Industrial – Do estratégico ao operacional
Autor:Edson Gonçalves

Nesta obra, os leitores encontrarão informações da realidade de grande parte das organizações que tentam implantar diversas ferramentas estratégicas sem tomarem os devidos cuidados tanto técnicos quanto práticos durante a elaboração e efetivação das estratégias aplicadas.

O conteúdo desta obra nos mostra que nem tudo que serve para nossos concorrentes ou sucedâneos nos atende perfeitamente do mesmo modo que vemos. A tropicalização não serve apenas para readequar as diferenças climáticas, serve também para nos mostrar que se temos a pretensão de implantar alguma estratégia ou ferramenta que nossos concorrentes ou parceiros utilizam, devemos estudá-la e readequá-la à nossa realidade, sempre contando com apoio e orientação de quem realmente conhece a fundo o processo, para que possamos efetivamente evoluir de forma gradativa e eficaz. Toda estratégia funciona. Depende de como a utilizamos e ou a implantamos.


Manutenção Orientada para Resultados
Autores: Júlio Nascif e Luiz Ricardo Dorigo

O crescente aumento da competitividade nas indústrias exige o contínuo aprimoramento das práticas de gestão da manutenção nos seus equipamentos. Com sua especialização técnica, criatividade e raciocínio lógico, os profissionais de manutenção são os personagens principais no desenvolvimento da eficiência produtiva das fábricas. Foi com esse pensamento que os engenheiros Júlio Nascif e Luiz Carlos Dorigo escreveram Manutenção Orientada para Resultados.

Lançando mão de sua vasta experiência, com mais de 21 anos de trabalho dentro de uma companhia de renome como a Petrobras, os autores expõem diversas normas, padrões, requisitos e indicadores-chave de performance inovadoras em diversas vertentes da área de manutenção. Seu objetivo principal é estimular a formação de profissionais criativos, competentes e decisivos na aplicação dos processos industriais. Outro ponto importante destacado pelos autores é a exploração de diferentes arquétipos da metodologia de gerenciamento. Conceitos voltados, sobretudo, para o foco de metas e resultados de uma organização de manutenção, bem como o alcance de padrões de excelência. livro gestão de manutenção


Análise e Solução de Falhas em Sistemas Mecânicos
Autores:Fred K. Geitner e Heiz P. Bloch

A demanda por componentes mecânicos de elevado rendimento, que possuam pequeno peso a um custo competitivo, exige um conhecimento profundo do seu comportamento durante sua vida útil. Para a consecução destes objetivos, deve-se prevenir e evitar a falha mecânica durante o serviço ou, determinar com exatidão e confiabilidade, a vida do componente. Esta obra vem de encontro às demandas citadas e preenche uma lacuna na bibliografia técnica em língua portuguesa. A análise de falhas é mostrada de uma maneira sistematizada, moderna, com excelentes fundamentos teóricos, aliada a uma visão experimental e prática. Além disso, apresenta diversos estudos de casos que ilustram e conectam os conceitos teóricos, mostrando as suas utilizações em situações reais. Trata-se de uma leitura extremamente importante tanto para o meio acadêmico (Cursos de Graduação e Pós-Graduação), quanto para engenheiros, técnicos e demais profissionais ligados aos diversos aspectos da manutenção mecânica.

livro gestão de manutenção

curso de pcm


 

Comentários

Comentários

jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.