3 Pontos Chave do PCM
O Planejamento e Controle de Manutenção tem 3 pontos chave, que merecem total atenção dos gestores e das pessoas envolvida. Esses pontos determinam o sucesso do setor de manutenção, por essa razão a administração desses três pontos deve ser constante.
Grande parte dos erros do setor de PCM estão concentrados em algum desses pontos chave. E a consequência desses erros são maiores, quando comparadas com falhas em outras área do setor.
As três chaves são:
CHAVE 1 – Pessoas
O item mais importante em qualquer processo são as pessoas. Não existem melhoria de processos sem o desenvolvimento de pessoas. As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, são elas que gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.
Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização, sendo que é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais.
Gerir pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários, não no sentido de manipulação de sua conduta, mas no sentido de identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias a serem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades.
Existem 3 fatores que devem ser acompanhados de perto, quando o assunto são as pessoas:
Pessoas treinadas, sob uma boa liderança e trabalho em uma equipe bem dimensionada, são capazes de trazer resultados fantásticos para a organização. Essa soma é altamente motivadora, pois facilita o trabalho de todos e deixa o ambiente de trabalho mais leve.
A motivação das pessoas não é construída apenas por fatores financeiros, existem diversas outras maneiras de se motivar um colaborador e acredite, pessoas motivadas fazem o impossível!
CHAVE 2 – Processos
Nás páginas anteriores vimos que o planejamento é essencial para a manutenção e um dos fatores críticos para a definição de um bom planjeamento é a elaboraçãode processos e procedimentos de manutenção.
Os processos de trabalho são focados em atividades que buscam a otimização das atividades, como no processo de planejamento que visa principalmente gerar roteiros com um menor deslocamento das equipes de execução para que estes sejam atendidos dentro do prazo, aumentando a produtividade e trabalhando cada vez mais com um prazo menor de atendimento, garantindo uma confiabilidade maior no processo com qualidade e agilidade.
Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, insumos e resultados claramente identificados, sendo enfim, uma estrutura para tomada de ações.
A visão dos processos dá a empresa uma compreensão mais clara da sua eficácia na satisfação das necessidades do cliente e também na realização do seu trabalho. Uma razão para se executar uma análise do processo é o fato de se poder guiar programas de redução de custos e de tempos de ciclos, de melhoria da qualidade do processo ou outros esforços para melhorar o desempenho organizacional.
Cada tipo de manutenção deve ter um processo definido, que deixe clara como é a forma de atuação da manutenção em cada tipo de situação.
Análise de processos é uma ferramenta usada na gestão dos processos, para avaliar uma operação em termos da sequência de passos desde os recursos de entrada no sistema até as saídas, com o objetivo de definir ou melhorar seu processo.
CHAVE 3 – Ativos
Todo o foco do PCM está voltado para a gestão da saúde dos ativos da empresa, de forma em que se garanta a confiabilidade e disponibilidade dos mesmos.
O gerenciamento de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização.
Dentro de um núcleo de PCM, planejar é estabelecer planos de manutenção e de inspeção, além de atender as solicitações de manutenção corretiva, de pequenos projetos e obras. Trata-se de criar para todos os ativos da empresa, através das Ordens de Trabalho (OT/OS) os mais adequados planos da Manutenção e Inspeção que irão garantir a sua confiabilidade e a sua disponibilidade.
A atividade de planejar na Manutenção deve começar pela elaboração da matriz de criticidade dos ativos, cuja responsabilidade é da Engenharia de Manutenção, porém com a parceria do Planejamentio do PCM, em conjunto com a Operação, Programação de Produção, Segurança e Meio Ambiente.
A Matriz de Criticidade é elaborada a partir da análise dos ativos em relação aos aspectos de:
- Segurança Pessoal
- Meio-Ambiente
- Produção
- Qualidade do Produto
- Custos de Manutenção.
Ao analisarmos todos os ativos da Empresa deveremos nos esforçar para estabelecer 3 níveis de Criticidade. Esses 3 níveis servirão de base para a escolha das técnicas e os tipos de serviço mais adequados de Manutenção que serão aplicadas a eles, assim como a freqüência de sua aplicação.