100 Livros OBRIGATÓRIOS para Gestores de Manutenção – PARTE 6

Olá, tudo bem??

Estamos de volta com a sexta parte da nossa lista de 100 livros OBRIGATÓRIOS para quem é ou quer ser um Gestor de Manutenção de SUCESSO!

Com esse post, são 60 livros listados até agora. Livros das mais diferentes áreas, que compõe a base de conhecimento de um bom gestor e formam um perfil polivalente.

Você deve estar se perguntando: “Será mesmo que eu tenho que ler tanto assim?”. 

Meu amigo, existe um ditado que eu gosto de repetir: “Quem tem informação, domina a situação!”.

O brasileiro lê em média 4 livros por anoou seja, se você ler apenas 1 livro por mês, ao final do ano você terá um acervo de 12 livros diferentes no seu cérebro. Você terá um acervo 3 vezes maior que a média das pessoas e isso na hora de uma entrevista de emprego faz diferença!

Nós entrevistamos cerca de 100 profissionais da área de Manutenção Industrial por ano, todos para cargos de gestão. Uma pergunta que eu sempre faço para os entrevistados e a maioria dos candidatos não consegue responder  é: “Qual o livro que você leu neste ano e gostaria de me indicar?”. Geralmente, quem tem um perfil abaixo da média não consegue responder de uma forma que me surpreenda e consequentemente ele perde a chance de dominar a entrevista. Lembra que eu falei: “Quem tem informação, domina a situação!”

Para te ajudar na escolha do seus livros, estamos montando essa lista com muito cuidado, com base na nossa experiência e vivência no mercado. O tema da lista de hoje é LIDERANÇA.

Entender sobre o processo de liderança é essencial para quem quer ser um bom gestão. Não apenas para a área de manutenção, mas para qualquer área!

O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los. Ele se torna uma peça-chave para o bom andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o seu time a concluir seus objetivos.

A principal vantagem é a relação que eles têm com sua equipe. Por conseguirem identificar talentos, reconhecer pontos fracos e negativos, eles conseguem motivar seu time, fazendo com que todos consigam realizar suas atividades de maneira eficaz. Os líderes são bons em resolver problemas, pois costumam buscar sempre conhecimento e, assim, se tornarem pessoas mais qualificadas para os cargos que ocupam.

O líder 360º

Não espere ser promovido! Comece a ser um líder desde já… de onde você está!

“É possível aplicar tudo o que estou aprendendo se não sou chefe?” Esta é uma das perguntas mais ouvidas pelo especialista em liderança John C. Maxwell em suas concorridas palestras. E a resposta, simpes e direta é “sim”, pois Maxwell acredita que é possível ser um bom líder mesmo quando a pessoa não ocupa a posição de chefia. “Mas se a pessoa para quem trabalho exerce uma péssima liderança, ainda assim eu posso me tornar um ótimo líder?”, pergunta de vez em quando algum participante cético. Maxwell não se abala. A resposta continua sendo um estrondoso “SIM”!

As pessoas que desejam liderar a partir do médio escalão enfrentam desafios únicos. E muitas vezes são interrompidas por mitos que as impedem de desenvolver sua influência. Maxwell despreza estes mitos e ensina como superar desafios e adquirir as habilidades necessárias para se tornar um líder eficaz a partir de qualquer lugar da hierarquia. Trata-se do conceito “Líder 360º”.

Os ensinamentos de Maxwell são úteis para todos aqueles que têm o desejo de exercer liderança a partir do escalão médio de uma organização. Para Maxwell, os profissionais em posições hierárquicas médias têm muito mais poder de influência do que se imagina. Basta pôr em prática os conceitos da liderança 360º e as oportunidades são infinitas, seja para a empresa, para a carreira ou para a vida.


As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança.

Em 1998, leitores de todo o mundo empresarial foram surpreendidos com a mais impressionante visão de liderança produzida até então, apresentada pelo palestrante e escritor John C. Maxwell em seu livro As 21 irrefutáveis leis da liderança. Agora, quando a obra se aproxima de seu décimo aniversário, depois de marcar presença nas principais listas de livros mais vendidos do mundo, Maxwell decidiu revisá-la radicalmente, reescrevendo até algumas de suas leis. O resultado está aqui, nas páginas deste verdadeiro clássico da liderança.

“Os leitores de As 21 irrefutáveis leis da liderança devem esperar uma discussão bem elaborada que enfatize as atitudes e visões fundamentais da liderança.”
Amazon.com

“As 21 irrefutáveis leis da liderança é uma obra útil e fácil de ler, bastante clara e profunda. Ela é repleta de esperança, orientação, encorajamento e sugestões de ações específicas.”
Zig Ziglar, autor de Além do topo

“O mega-guru da liderança (…)”


52 Bons Hábitos de Gestão, Liderança e Relações Humanas.

O livro 52 Bons Hábitos de Gestão, Liderança e Relações Humanas descreve os bons hábitos que podem ajudar você, em seu ambiente de trabalho, a se destacar dos demais, demonstrando confiança e credibilidade aos superiores, pares e subordinados; aumentando sua produtividade e de sua equipe; melhorando sua eficiência e otimizando seu tempo. O livro é resultado do aprendizado e da análise crítica do autor em mais de 13 anos de experiência em gestão na indústria.

O livro 52 Bons Hábitos de Gestão, Liderança e Relações Humanas é indicado para os gestores e líderes em atividade, mas também para aqueles que, embora não estejam exercendo, queiram se preparar adequadamente para assumir futuros cargos de gestão e funções de liderança.


Guia Prático de Programação Neurolinguística – PNL

Se existe um tema universal e que todo mundo deve estudar pelo menos o básico é: PNL – Programação Neurolinguística. O estudo e prática da PNL transforma qualquer profissional.

Você sabia que a Programação Neurolinguística é uma excelente ferramenta para a conquista de resultados, seja em sua vida pessoal ou profissional? Todos nós temos objetivos em diversas áreas da vida. Talvez o objetivo possa ser um corpo saudável, um ótimo relacionamento, avançar na carreira, progredir financeiramente, aprender outro idioma ou até mesmo iniciar um empreendimento. Para fazer com que nossas metas e objetivos se concretizem, é preciso antes de tudo criar um mindset, um conjunto de ideias e pensamentos fortalecedores que nos apoie em nosso dia a dia.

A Programação Neurolinguística – PNL é uma metodologia que visa descobrir quais são nossas competências, potencialidades, recursos e habilidades, que muitas vezes não são exploradas de forma consciente por nós.

Os benefícios que a PNL pode nos proporcionar são imensos, devido à grande quantidade de técnicas e estratégias, realmente eficazes, já utilizadas e comprovadas por pessoas ao redor do mundo, por quase 40 anos desde seu surgimento.


Liderança. A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso

Há mais de duas décadas o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, autor de Inteligência emocional e Foco, explora a vanguarda das ciências humanas em busca de ideias inovadoras na área de desenvolvimento pessoal e profissional.
“O que é mais importante para a liderança que obtém resultados: QI [Quociente de Inteligência] ou QE [Quociente Emocional]? O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes”, afirma Goleman em Liderança, uma compilação de textos que escreveu para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios.
No livro, o autor observa que não há dúvida de que o QI é a melhor forma de encaminhar as pessoas para as carreiras que lhes são mais adequadas: é preciso um QI com um desvio padrão (um QI de 115) para lidar com a complexidade cognitiva de profissões como medicina, direito ou contabilidade, ou para ser um executivo de alto nível. No entanto, “na hora de prever quem dentre essas pessoas extremamente inteligentes irá emergir como a mais produtiva, o melhor membro de equipe ou um líder destacado, a inteligência emocional passa a ter mais importância. Isso ocorre porque as habilidades da inteligência emocional — quão bem gerimos nossa vida e nossos relacionamentos — são as habilidades que distinguem aqueles com desempenho excepcional. E quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância da IE para distinguir os líderes mais eficazes”, escreve Daniel Goleman.
Liderança — A inteligência emocional na formação do líder de sucesso reflete a evolução do pensamento do autor, especialmente no que diz respeito às últimas pesquisas da neurociência sobre a dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma empresa. Uma leitura essencial para líderes, coaches e educadores empenhados em promover práticas gerenciais, desempenho e inovação de excelência no universo empresarial.


Manual de Liderança da ASTD

O Manual de Liderança da ASTD (American Society for Training & Development) apresenta idéias e facetas de liderança de 48 líderes e autoridades respeitadas mundialmente por seu desempenho. Trata-se de um manual, onde o leitor encontrará um apanhado substancial e prático de sabedoria, filosofias e ferramentas sobre como se tornar um líder de sucesso. Elaine Beich aborda, aspectos críticos como: competências da liderança, desenvolvimento da liderança, atributos e desafios dos líderes de sucesso. Em cada capítulo, a autora apresenta os principais especialistas de organizações dos setores público e privado e vários especialistas do Center for Creative Leadership (indicado pelo Financial Times uma das três principais organizações de desenvolvimento de liderança no mundo), que compartilham seus conhecimentos e solucionam os desafios de liderança imprescindíveis que objetivam levar os indivíduos a trabalharem em conjunto com eficácia e produzir resultados coletivos.


Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa

Saber negociar é a competência número 1 para o sucesso em qualquer área.

Isso vale para quem trabalha como negociador, mas também para aqueles que não sabem ou não gostam de negociar, pois essa dificuldade resulta em grandes prejuízos financeiros e emocionais. A verdade é que fazer acordos ruins prejudica o trabalho, os relacionamentos e o cotidiano de qualquer um.

Eduardo Ferraz demonstra nesta obra maneiras de negociar muitas situações delicadas. Por exemplo: Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? Como definir uma remuneração justa? Como reagir a uma proposta absurda? Como evitar conflitos? Como agir em relacionamentos problemáticos?

Você terá acesso a técnicas práticas para obter ótimos resultados —profissionais e pessoais – em pequenos e grandes acordos ao negociar qualquer coisa com qualquer pessoa.


15 Atitudes Poderosas para Aumentas a sua Produtividade

O tema principal é produtividade. O conceito de produtividade depende muito do enfoque. Na ótica da engenharia, a produtividade média é uma medida da eficiência da produção de qualquer item. Pode ser expressa como a divisão entre a quantidade de saída pela quantidade de entrada no processo. Também pode ser a quantidade produzida na saída por unidade de tempo.
Já, a produtividade no trabalho é medida como a taxa de produção por trabalhador ou grupo de trabalhadores por unidade de tempo. Ela será alta ou baixa quando se faz a comparação com um padrão estabelecido ou taxa de saída esperada.
E a produtividade pessoal, como se define? É esta a proposta deste e-Book. E eu vou me esforçar em fazê-lo(a) entender isto ou ampliar a sua visão a respeito.
Sabe de uma coisa? Eu me orgulho muito de empregar extensa literatura nos coachings que ministro aos jovens herdeiros que serão sucessores dos pais nas empresas familiares da região onde vivo. E serei franco em dizer que não é fácil ser orientado por mim. Eu sou provocativo, questionador e insistente… até que o meu coachee – aluno ou orientado no processo de coaching – aprenda a usar o poder de seu pensamento. Eu exijo uso contínuo e máximo de massa encefálica. E os passos que eu o treino a dar são sempre largos no raciocínio e na capacidade intelectual. Contudo, a grande lição que busco “emplacar” nas mentes e vidas que me são confiadas é a de ater-se, muitas vezes, à frase central ou palavra-núcleo do livro ou artigo que leem.


Saber Negociar: Competência Essencial

Em seu livro, Saber Negociar – Competência Essencial (DVS Editora), o especialista Lupércio Arthur Hilsdorf nos ensina maneiras eficazes para sermos mais persuasivos, melhorando o desempenho nas negociações e aumentando o resultado dos negócios. No entanto, este não é apenas um livro de persuasão, mas sim um estudo sobre as negociações. Avaliá-las, entender os riscos envolvidos, objetivos a conquistar e problemas a resolver são habilidades que serão desenvolvidas pela leitura da obra.

As negociações fazem parte da vida de empresas de todas as áreas, sendo assim, o autor defende que estar bem preparado e enfrentar os desafios com segurança e compreender a complexidade das negociações, provavelmente será a diferença entre obter êxito ou fracassar. Por isso, em seu livro, ele mostra como criar estratégias amplas e eficazes para negociar.


Manual de Persuasão do FBI

Como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras. Agora, Dr. Schafer evoluiu suas táticas e nos ensina como aplicá-las no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Você quer pensar e reagir como os investigadores de TV do Criminal Minds, CSI ou Lie to Me? Quer influenciar pessoas recém-conhecidas e planejar a imagem pessoal que transmitirá no dia a dia? Quer entender através da linguagem corporal o que passa pela cabeça das pessoas ao seu redor? Quer descobrir se alguém está mentindo? Caso tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, este é o livro perfeito para você.

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93