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FMEA: O que é e como fazer.
Se você trabalha no ambiente industrial, é aluno de algum curso de engenharia ou em algum momento teve que elaborar um plano de manutenção você já se deparou com o termo FMEA. FMEA é a sigla abreviatória de Failure Modes and Effects Analisys, ou seja, Análise Modos e Efeitos das falhas. O FMEA foi uma das primeiras técnicas altamente estruturadas e sistematizadas para análise de falhas . Foi desenvolvido por engenheiros de confiabilidade no final da década de 1950 para estudar problemas que poderiam surgir de avarias nos sistemas militares. Um FMEA é muitas vezes o primeiro passo de um estudo de confiabilidade do processo. Envolve a revisão do
PCM Planejamento e Controle da Manutenção: Melhores Práticas.
Já não é novidade alguma que o PCM Planejamento e Controle da Manutenção é o núcleo estratégico do setor de manutenção, responsável por traçar estratégias que possam garantir a disponibilidade e confiabilidade dos ativos e dessa forma, fazer com que os processos de produção sejam cada vez mais produtivos e lucrativos. A missão do setor de PCM Planejamento e Controle da Manutenção é planejar atividade de manutenção, programar a sua execução, medir tudo o que foi feito e analisar se o que foi feito foi realizado da forma mais produtiva possível e onde existem possível lacunas para melhorias. Existem diversas
Manutenibilidade: O que é e como ela pode te ajudar.
A manutenibilidade ou mantenabilidade ainda é pouco discutida em grande parte das plantas industriais. Porém, ela é uma forte aliada para que possamos garantir e elevar os índices de disponibilidade. A Norma NBR 5462 que rege os principais termos e conceitos a respeito de Confiabilidade e Manutenibilidade (também chamada de mantenabilidade), essa norma diz que: Manutenibilidade é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos. O que é Manutenibilidade? Além dos conceitos técnicos definidos pela
Como Implantar o PCM – Planejamento e Controle de Manutenção
Um dos desafios mais comuns dos Gestores de Manutenção de pequenas e médias industrias está relacionado ao planejamento e controle das atividades de manutenção. Na maioria das vezes, o cenário é o mesmo: uma industria começa a crescer de forma inesperada, o volume de produção aumenta, as vendas aumentam, se investe em novas tecnologias para suprir essa demanda e algo acaba ficando para trás: a manutenção. Esse cenário é muito comum em indústrias de porte mediano, que possuem até 500 funcionários e que o volume de produção é considerável. Geralmente existe pouco ou nenhum planejamento e controle de manutenção e o impacto
Metodologia 8D – Processo de Solução de Problemas
A Metodologia 8D é uma metodologia de resolução de problemas projetada para encontrar a causa raiz de um problema, planejar uma solução de curto prazo e implementar uma solução a longo prazo para evitar problemas recorrentes. Quando seu produto está com defeito ou não está satisfazendo seus clientes, a Metodologia 8D é um excelente primeiro passo para melhorar a Qualidade e Confiabilidade. No dia a dia das organizações, é muito comum se deparar com situações atípicas, que interferem na realização das atividades diárias e podem causar muita dor de cabeça, por impedir a realização correta de algo ou até impedir a organização
ISO 9001:2015 – Abordagem pelo Ciclo PDCA
ciclo pdca A ISO9001 é uma ferramenta indispensável no dia-a-dia de uma organização, pois norteia a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Quando se questiona a alta direção de uma organização a respeito do que ela espera do produto ou serviço que ela oferece, a resposta é unanime: “Fornecer produtos e/ou serviços de qualidade”. Entretanto, para garantir essa qualidade, é necessária a aplicação de uma série de sistemáticas, que tem como intuito planejar a execução das atividades da organização, padronizar e controlar os seus processos e ter foco sempre na satisfação do cliente. É para isso que a