março 23 2017 0Comment

100 Livros sobre Gestão de Manutenção – PARTE 7

livros sobre gestão da manutenção

Se você já acompanha nosso blog há algum tempo, já está familiarizado com o a série de posts que nós estamos criando onde vamos apontar os 100 principais livros sobre Gestão da Manutenção.

Nossa intenção com essa iniciativa é promover o hábito da leitura entre nossos seguidores e indicar as melhores referências técnicas existentes no nosso mercado para estudo e pesquisa.

Se você não acompanhou os outros posts onde já indicamos mais de 60 livros sobre Gestão da Manutenção, basta clicar nos links abaixo e acessar:

Livros sobre Gestão da Manutenção não são comuns de se encontrar nas prateleiras das grandes livrarias. Grande parte desse material pode ser encontrado (com dificuldade) na internet, se você tiver tempo e um pouco de paciência para fazer uma boa pesquisa.

Uma dica valiosa para encontrar bons livros sobre gestão da manutenção, planejamento e controle da manutenção e outros temas relacionados, é pesquisar em sebos virtuais. Se você não sabe o que é sebo, eu explico. Sebo é um lugar que vende livros usados (em bom estado de conservação) e raros. Geralmente os livros no sebo são bem mais em conta do que nas livrarias. Por isso, sempre vale a pena dar uma pesquisada nos sebos virtuais.

Livros Sobre Gestão da Manutenção

Manutenção Lean
Autor: João Paulo Pinto

livros sobre gestão da manutencaoO que é ser e pensar lean? Todas as pessoas cuidadosas o são. Se o leitor fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento lean. Se em sua casa está constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes e fecharem as torneiras para evitar gastos desnecessários, então já o aplica. E porque não aplicar esta filosofia na liderança e gestão da função manutenção? Na sequência desta pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), a qual se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção com o menor desperdício possível. A LCM procura prestar serviços de excelência em manutenção ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs: Mão de obra (direta ou indireta); Capital; Esforço de gestão; Materiais e peças de reserva; Serviços externos (subcontratos); Aluguer de equipamentos; Energia; Custos extraordinários (overheads); e/ou maximiza os outputs da manutenção: Disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas; Output produtivo ou de serviços; Segurança de pessoas e instalações; Proteção do meio-ambiente.


Planejamento e Controle de Manutenção DESCOMPLICADO
Autor: Jhonata Teles Dutra

capa livro pcm descomplicadoUm bom Gestor de Manutenção tem que conhecer os fluxos de Planejamento, Controle e Programação das atividades de manutenção. Essas atividades são primordiais para uma boa gestão da manutenção e devem ser realizadas de forma enxuta e descomplicada!

O livro aborda todo o ambiente de PCM – Planejamento e Controle da Manutenção de forma totalmente DESCOMPLICADA! Com uma linguagem técnica descontraída o autor aborda os temas que são mais importantes dentro do PCM, assumindo o desafio de descomplicar temas como: Indicadores de Manutenção, Criação de Planos de Manutenção Preventiva, Normas Técnicas para controle de Confiabilidade e Disponibilidade dos equipamentos, entre outros.

A maior dificuldade que as pessoas encontram em ler um livro técnico é a linguagem usada pelo autor. Na maioria das vezes os termos técnicos e um linguagem muito formal acabam deixando a leitura cansativa e as pessoas acabam desistindo do livro no meio do caminho.

O livro está disponível na versão virtual, permitindo a leitura através do computador, smartphones e tablets, o que permite que o leitor estude a qualquer hora e de qualquer lugar.

Outro ponto interessante são os bônus oferecidos na compra do livro. No momento em que você compra o livro, você recebe como bônus 3 aulas grátis do Curso Online de Planejamento e Controle de Manutenção e também recebe um pacote com 5 planilhas que são indispensáveis para gestores de manutenção.

O livro está com o preço promocional de lançamento (R$67,00) e em breve essa promoção acabará e o valor irá para seu preço normal de R$199,00.

Para adquirir o livro é simples, basta clicar no botão abaixo:

comprar livro planejamento e controle da manutencao


Gestão da Produção
Autor: Renato Nougueirol Lobo

“Como assim, Gestão da Produção? Eu quero saber é sobre Gestão da Manutenção!”

Calma, vou te elivros sobre gestão da manutençãoxplicar o motivo de eu recomendar esse tipo de livro para Gestores de Manutenção. Você já viu algum mecânico que não sabe dirigir? Provavelmente não. A mesma coisa acontece dentro do ambiente industrial. Como você quer ser um bom Gestor de Manutenção se você não sabe quais as ferramentas, métodos e procedimentos que são adotados na linha de produção?

Este livro traz uma reflexão sobre a importância dos sistemas de gestão de produção, sendo indicado a estudantes e profissionais da área. Destaca os princípios básicos do controle da qualidade total, controle de processos, tipos de planejamento, qualidade pessoal, os impactos da manutenção produtiva total (MPT), custos de manutenção, sistemas de controle e implementação. Aborda manutenções corretiva, preventiva e preditiva, o planejamento de ações (5W2H), sistema de gestão, medição de desempenho, gestão de produtividade e vantagem competitiva, ferramentas e estudos de caso, reenge
nharia e padrões de desempenho. Abrange produtividade industrial, controle da produtividade, análises e mudanças de um layout, controle de medidas e carga de máquinas.


Técnicas Avançadas de Manutenção
Autor: Mario Jorge Pereira

livros sobre gestão de manutençãoOs sistemas de gestão em manutenção estão sempre em evolução, assim como outras áreas de atuação. Esta obra aborda novas técnicas de manutenção existentes e ainda pouco conhecidas. São complementares aos sistemas preventivos utilizados nas organizações industriais. Contudo, diferenciam-se pela precisão dos dados e abrangência. Desta maneira, permitem uma melhor análise das falhas em equipamentos. Inicialmente, apresento os conceitos e exemplos práticos relacionados à Manutenção Proativa ou por Diagnósticos, cujo objetivo é monitorar os contaminantes existes nos fluidos que, por vezes, são os verdadeiros causadores das falhas em componentes. A seguir, uma discussão sobre a importância de uma postura ativa na solução de problemas. O tema passa a ser a competitividade como diferencial para o sucesso da manutenção. Após, as ideias revisitadas sobre a Prevenção da Manutenção, ou seja, conjunto de ações para criar ambientes que visem a antecipação da falha. E, ao final, apresento os principais aspectos da Manutenção de Classe Mundial. A importância de observar o desempenho de organizações internacionais e utilizá-los como de benchmark para as companhias brasileiras. Convido, vocês, estudante e profissional da área de Manutenção & Serviços, para a leitura dinâmica deste exemplar e espero que possa ser útil nas suas atividades. livros sobre gestão da manutenção


Manutenção de Instalações Técnicas
Autores:  Filipe José Didelet Pereira e  Francisco Manuel Vicente Sena

Os avanços tlivros sobre gestão de manutençãoecnológicos verificados nos últimos anos, e a cadência com que se continuam a verificar, justificam que se reflita sobre o enquadramento atual da função Manutenção, a exemplo do que já se fez com a Fiabilidade. Em termos gerais, os objetivos da manutenção têm que ver com a exploração e gestão dos equipamentos durante a sua vida útil, com a disponibilidade otimizada dos equipamentos e com a segurança dos utilizadores. Esta obra pretende ser um elemento de estudo e consulta que, de algum modo, sistematiza os conceitos fundamentais associados à Manutenção, as suas formas de organização, os problemas associados à resolução de avarias e as formas de planear as ações de manutenção. Pretende apoiar estudantes de engenharia e técnicos que na sua atividade, nomeadamente em áreas como a manutenção, a produção ou a segurança, necessitem de compreender os conceitos associados à manutenção e à sua organização. Este livro aborda as relações entre a manutenção, a produção e a segurança, as formas de levar à prática as ações da manutenção sobre os equipamentos e os procedimentos organizativos associados ao seu planeamento.


Fiabilidade e Sua Aplicação a Manutenção
Autores: Filipe José Didelet Pereira e  Francisco Manuel Vicente Sena

Os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos e a cadência a que continuam a verificar-se justificam uma reflexão sobre o enquadramento actual da função Manutenção. Em termos gerais, os objectivos da manutenção têm a ver com a exploração e gestão dos equipamentos durante a sua vida útil, assegurar a disponibilidade optimizada dos equipamentos obtendo o máximo retorno do investimento, competindo-lhe assegurar a segurança dos utilizadores do equipamento e controlar os efeitos das falhas na envolvente. Ora, as formas segundo as quais os equipamentos falham e os efeitos dessas mesmas falhas é que não têm sido suficientemente objecto de estudo. Por outro lado, a engenharia tem tido uma grande preocupação com o aumento do tempo de funcionamento dos equipamentos sem ocorrência de falha. Isto é, tem havido uma preocupação com o aumento da fiabilidade dos equipamentos. Esta obra tem como objectivo suprir uma lacuna na edição em Portugal de elementos de estudo e consulta, que de algum modo sistematizem a abordagem dos princípios fundamentais de Fiabilidade. Pretende apoiar estudantes de engenharia e técnicos que na sua actividade, nomeadamente em áreas como a manutenção, a qualidade ou a segurança, necessitem de recorrer ao conceito de fiabilidade, em termos qualitativos ou quantitativos. Este livro aborda, assim, as relações entre a fiabilidade, a manutenção, a qualidade e a segurança, os aspectos estatísticos relacionados com a fiabilidade e diversos modelos de fiabilidade, sem esquecer de distinguir entre si e de definir os diversos parâmetros que a caracterizam. livros sobre gestão da manutenção


Governança da Manutenção na Obtenção de Resultados Sustentáveis
Autor: José Wagner Braidotti Jr.

“Um livro de cabeceira” Com mais de 23 anos como Consultor de Engenharia de Manutenção, tive a oportunidade de identificar a grande demanda existente no desenvolvimento dos processos de Governança da Manutenção, pois, as empresas, de uma maneira gera l, possuem um corpo técnico muito bem desenvolvido, e através das práticas diárias vão se capacitando a cada dia, mas, quando procurei por evidências concretas nos quesitos que envolvem a gestão estratégica do corpo técnico, encontrei uma variabilida de preocupante no sentido de entender o motivo pelo qual a maioria dos processos implantados nas empresas não consegue se sustentar a ponto de garantir resultados crescentes e permanentes, e uma estrutura funcional motivada a um ambiente proativo e p lanejado. Tenho a oportunidade de apresentar, também, além dos 5 pontos diferenciais apresentados na Capa, os 5 pontos complementares abaixo: 1. As Técnicas de Governança de Manutenção 2. Os KPIs Estratégicos, Táticos e Operacionais 3. A Prática do Benchmarking com 16 Referências Internacionais 4. A Dependência entre os KPIs na Análise dos Resultados 5. A Contribuição Direta dos KPIs no Processo de Governança da Manutenção. livros sobre gestão da manutenção


Terceirização em Serviços de Manutenção Industrial
Autor: Alexandre Shigunon Neto e João Augusto Scarpim

livros sobre gestão de manutenção

Terceirizar os serviços de manutenção não é uma tarefa simples. Vai muito além do que reunir um apanhado de cotações e contratar o serviços mais barato.

Terceirizar demanda tempo, pesquisa e muito trabalho em volta das análises da necessidade da empresa e disposição da monta de investimentos que a empresa está disposta a fazer. 

A terceirização se bem feita, pode trazer ótimos resultados ligados a redução dos custos operacionais. Do outro lado da moeda, pode trazer inúmeros prejuízos e resultados amargos para a organização.

A manutenção tem sido considerada na contemporaneidade como uma área fundamental para o sucesso ou o insucesso das organizações. O impacto da manutenção inadequada e ineficiente pode definir a rentabilidade do negócio e a sobrevivência do empreendimento.Cada vez mais as empresas investem no desenvolvimento de novas tecnologias e novos modelos de gestão, a fim de tornarem-se mais competitivas. Entre esses modelos de gestão encontra-se a terceirização. livros sobre gestão da manutenção


PCM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO BANEER


Gestão de Projetos. Teoria, Práticas e Tendências
Autores: Jugend Danie, Mateus Almeida e D. Amaral

livros sobre gestão da manutençãoA proposta deste livro é a de apresentar – mostrando potencialidades e limitações – os fundamentos presentes no PMBOK, mas também apresentar outras práticas e métodos que recentemente veem chamando a atenção em gestão de projetos. O tema da Gestão de Projetos tem despertado interesse cada vez maior nos cursos superiores. A maioria dos cursos em Administração e Engenharia de Produção possuem esta disciplina. Além disso, observa-se também a presença dela em diversos outros cursos (tecnológico, de especialização, pós graduação, etc.), como Marketing, Engenharia Mecânica, Economia, Tecnologia em Produção Industrial, entre outros. Ao mesmo tempo em que se observa uma grande demanda atual por material em gestão de projetos, verifica-se também que a maioria dos livros textos da área prioriza, sobretudo, ao Guia PMBOK. Acredita-se que seria de grande valor uma obra que aborde não somente os fundamentos do PMBOK, mas, também, que apresente e aprofunde práticas e métodos em gerenciamento de projetos que não estão diretamente presentes nesse Guia, como por exemplo: mecanismos para tomada de decisão em portfólio de produtos, análise de adequação dos escritórios de projetos aos objetivos de negócio, aplicação prática de níveis de maturidade em gestão de projetos, utilização de métodos de gestão de conhecimento em projetos e sistemas colaborativos utilizados na gestão de projetos. livros sobre gestão da manutenção


Prontuário para Manutenção Mecânica
Autor: Valdir Aparecido dos Santos

livros sobre gestão da manutençãoNuma linguagem que procura ser simples e ilustrada este livro aborda assuntos como – Manutenção corretiva preventiva preditiva e – Programa ‘5S’; Diagrama de Gantt.; Método PERT – CPM. FMEA.; ISO série TPM. 9000.; Análise de vibração; balanceamento; programa de lubrificação; termografia; ultrassom. Processo de fabricação do produto; desenho – tecnologia dos materiais; tratamentos térmicos; medição de técnico mecânico; rotação; ferramentas básicas; cálculos; rolamentos; vedações; engrenagens; transmissão direta e indireta (correias e correntes); lubrificação; redutores de velocidade; acoplamentos; chavetas; bombas hidráulicas; válvulas; compressores; geração e distribuição de ar comprimido; introdução à automação industrial (hidráulica e pneumática); geração e distribuição de vapor; refrigeração; tubos; flanges; conexões forjadas e sanitárias; pinos e anéis elásticos; visores; resistências elétricas; células de carga; cantoneiras; vigas I e U; junta de dilatação; manômetros e termômetros; rodízios e isolamento térmico.

livros sobre gestão da manutenção

Comentários

Comentários

jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.