PCM Descomplicado – Planejamento e Controle de Manutenção

O PCM – Planejamento e Controle da Manutenção é uma peça importantíssima dentro da Gestão Industrial, e por isso, merece ser totalmente descomplicado. Nesse post, iremos abordar o principais conceitos e tudo o que é importante para entender com clareza as principais atribuições desse setor.

O que é PCM?

Mas afinal, o que é PCM

PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, uma área estratégica dentro do setor de manutenção da empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o PCM é uma área “filha” da manutenção e serve de apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção.

No organograma, a coordenação do planejamento e controle da manutenção está abaixo da Gerencia da Manutenção. Sendo uma área paralela às demais áreas de manutenção de campo, como mecânica, elétrica, instrumentação, etc.

O setor de PCM – Planejamento e Controle de Manutenção pode ser considerada a célula mais importante da manutenção, esse setor é responsável por gerenciar e controlar todas as atividades de manutenção de uma determinada empresa. Todos os dados relativos à manutenção são administrados pelo planejamento e controle de manutenção, como custos, tempo de manutenção, estado de conservação dos equipamentos, índices de disponibilidade, tempo médio entre falhas, dentre outros.

 

Atribuições

As atribuições PCM se dividem entre as partes estratégicas, táticas, administrativas e técnicas da manutenção. É responsável por ditar o ritmo de trabalho na manutenção, de forma que as ações realizadas pela manutenção estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. 

Através da elaboração de planos de manutenção, programação das atividades de manutenção, gerenciamento da qualidade dos serviços executados e controle das atividades de manutenção através de indicadores, o PCM garante que o setor de manutenção entregue sua parcela de contribuição para o negócio.

Para saber mais sobre as Atribuições do Planejamento e Controle de Manutenção, assista o vídeo abaixo:

Objetivos

Os objetivos do setor de Planejamento e Controle da Manutenção são bem simples: Garantir e elevar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção.

Como assim?

O Planejamento e Controle de Manutenção deve definir as melhores estratégias para alocar os principais recursos do setor de manutenção, que são: mão de obra, tempo e dinheiro. O resultado bem sucedido para a alocação correta desses três importantes itens será a elevação dos índices de confiabilidade e disponibilidade dos ativos, a um custo previsto e controlado.


Responsabilidades

As responsabilidades do Planejamento e Controle da Manutenção devem ser básicas, simples e controladas de forma rigorosa. Dentre as principais responsabilidades do PCM estão:

  • Definir metas e controlar indicadores de desempenho das atividades de manutenção;
  • Criar Padrões e Procedimentos de Trabalho para a manutenção;
  • Detalhar planos de ação para atingimento das metas;
  • Elaborar e Gerenciar os planos de Inspeção, Manutenção Preventiva, Preditiva e Lubrificação;
  • Incorporar novas tecnologias de Inspeção e Manutenção Preditiva;
  • Representar a Manutenção na interface com a Engenharia de Novos Projetos;
  • Gerenciar o programa sistemático de capacitação do pessoal da Manutenção;
  • Controlar a documentação Técnica da Manutenção;
  • Coordenar o programa de Análise de Falhas;
  • Controlar os Padrões e Procedimentos de Trabalho da Manutenção;
  • Responsabilizar-se pelos projetos de manutenibilidade da manutenção;
  • Controlar a contratação de serviços de Terceiros;
  • Controlar e gerenciar os custos da manutenção;

Estrutura Básica

A estrutura física e lógica do PCM é influenciada diretamente pelo tamanho da empresa, pela área de atuação da manutenção e pela quantidade de ativos à disposição da manutenção. Não existe uma norma definida para padronizar a estrutura de PCM de uma empresa, geralmente essa estrutura é definida de acordo com a demanda e com padrões internos definidos pela empresa. Porém, o padrão apresentado abaixo é  uma boa prática a ser seguida em empresas de médio a grande porte:

O quadro de funcionários do PCM geralmente é composto por:

  • Coordenador de Manutenção;
  • Supervisores de Manutenção;
  • Planejadores de Manutenção;
  • Programadores de Manutenção;
  • Analistas de Manutenção;
  • Inspetores de Manutenção Preditiva;
  • Inspetores de Manutenção e Rota;
  • Técnicos de Manutenção Preventiva;
  • Auxiliares administrativos;
  • Estagiários;
  • Desenhistas Projetistas.

Clique aqui e saiba mais sobre a Implantação da estrutura básica do PCM.

As três chaves do PCM

O PCM tem três pontos chave que são importantíssimos e determinam o sucesso do setor de manutenção. A administração desses três pontos deve ser constante, baseada em um ciclo de melhoria contínua.

As três chaves são:

Pessoas

O item mais importante em qualquer processo são as pessoas. Não existe melhoria de processos sem o desenvolvimento de pessoas. As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, são elas que gerenciam e comandam a empresa, são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa. 

Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização, sendo que é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais. 

Existem três fatores que devem ser acompanhados de perto, quando o assunto são as pessoas:

Processos 

Outro ponto chave que merece atenção são os processos. 

Os processos de trabalho são focados em atividades que buscam a otimização das atividades, como no processo de planejamento que visa principalmente gerar roteiros com um menor deslocamento das equipes de execução para que estes sejam atendidos dentro do prazo, aumentando a produtividade e trabalhando cada vez mais com um prazo menor de atendimento, garantindo uma confiabilidade maior no processo com qualidade e agilidade.

A visão dos processos dá a empresa uma compreensão mais clara da sua eficácia na satisfação das necessidades do cliente e também na realização do seu trabalho. Uma razão para se executar uma análise do processo é o fato de se poder guiar programas de redução de custos e de tempos de ciclos, de melhoria da qualidade do processo ou outros esforços para melhorar o desempenho organizacional.

Ativos

Todo o foco do planejamento e controle de manutenção está voltado para a gestão da saúde dos ativos da empresa, de forma em que se garanta a confiabilidade e disponibilidade dos mesmos.

O gerenciamento de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização.  

 

 

 

 

Dentro de um núcleo de PCM, planejar é estabelecer planos de manutenção e de inspeção, além de atender as solicitações de manutenção corretiva, de pequenos projetos e obras. Trata-se de criar para todos os ativos da empresa, através das Ordens de Trabalho (OT/OS) os mais adequados planos da Manutenção e Inspeção que irão garantir a sua confiabilidade e a sua disponibilidade.

Conclusão

Para concluir, podemos dizer que o PCM é o setor responsável por identificar a situação atual do setor de manutenção da empresa, traçar estratégias para elevar a disponibilidade e confiabilidade dos ativos e garantir a produtividade, ou seja, a cada dia fazer mais com menos.

 

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Jhonata Teles

Jhonata Teles é profissional certificado internacionalmente pela SMRP – Society Maintenance & Reliability Professionals, na categoria CMRP – Certifield Maintenance & Reliability Professional.

Especialista em Gestão, Planejamento e Controle de Manutenção, Analista de Vibração com certificação Nível 2 pela FUPAI e certificação internacional pela Instituição Canadense Mobius Institute, especialista em Lubrificação Industrial com certificações internacionais MLT-1 e MLA-1 pelo ICML – International Council of Machinery Lubrication.

Possui mais de 12 anos de experiência em indústrias de grande porte, sempre dedicados a Gestão da Manutenção, PCM e projetos de Confiabilidade Industrial. Atuou como Analista de Vibração, Consultor Técnico, Supervisor de PCM, Coordenador e Gerente de Manutenção em indústrias dos segmentos alimentício, higiene e limpeza, químico, metalúrgico e cimenteiro.

Autor dos livros e métodos de capacitação: Planejamento e Controle da Manutenção DESCOMPLICADO ®, Bíblia do RCM e Gestão de Paradas de Manutenção.

Como Diretor de Operações da ENGETELES já liderou mais de 300 projetos de consultoria no Brasil e em seis países, além de ter capacitado mais de 10.000 profissionais na área de Gestão da Manutenção.

Artigos: 93