setembro 29 2017 0Comment

100 Livros sobre Gestão de Manutenção – PARTE 8

O Fator Humano na Manutenção
Autor: Milton Augusto Galvão Zen

Muito tem se escrito e falado em palestras, seminários e congressos da necessidade de respeitarmos o ser humano em sua essência, passando também por sua espiritualidade e respeito às suas emoções. O trabalho aqui apresentado procura mostrar alguns aspectos práticos que vêm colaborar para esse desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 


Toyota A Fórmula da Inovação
Autor: Matthew E. May

A Toyota é hoje uma das três maiores empresas automobilísticas dos Estados Unidos, de acordo com o New York Times – fato que era inimaginável há uma década. Neste livro, Matthew May e Kevin Roberts revelam como a filosofia da inovação baseada na equipe e em práticas criativas de negócios têm feito da Toyota uma empresa vencedora. A “fórmula” desse sucesso é baseada em princípios e práticas bem definidos, e guia a empresa pelo caminho da criatividade – com mais de um milhão de idéias vindas de funcionários implementadas a cada ano. Apresentando a fórmula de sucesso de uma empresa que deu a volta por cima e voltou a ser líder, este livro é uma fonte de motivação para executivos e empresários que desejam revitalizar sua empresa.

 


Excelência na Manutenção
Autores:  Lourival Tavares

A vasta experiência no atendimento de manutenção de equipamentos com alto custo e altos índices de utilização, o predestinam ao lançamento deste verdadeiro manual, destinado a otimizar a manutenção e os recursos produtivos, não só na indústria, como em todos os segmentos da atividade econômica.

 

 

 

 

 

 


A Falha Não é Uma Opção
Autores: José Wagner Braldotti Junior

A pressão por melhores indicadores de produtividade, disponibilidade e confiabilidade nas organizações tem aumentado a cada ano, tornando os diversos processos de trabalho aliados neste sentido, pois todos participam diretamente ou indiretamente no sentido de proporcionar melhores práticas de trabalho.
Quando nos envolvemos com os ativos relacionados aos processos produtivos, estamos a todo o momento necessitando utilizá-los da melhor maneira possível, tendo nos indicadores já mencionados, um sinal de qual caminho estamos percorrendo para que possamos nos alimentar de informações, com o objetivo de buscarmos práticas cada vez mais atualizadas no sentido de obtermos resultados cada vez melhores.
Contribuindo para atingir as melhores práticas de trabalho, temos na metodologia de “Análise de Falhas” um aliado extremamente importante, pois desta maneira estaremos aplicando o que denominamos “Engenharia de Manutenção”, na constante busca pela identificação da causa do problema, determinando uma ação de bloqueio e a solução dos problemas que interferem negativamente nos indicadores que medem o desempenho das áreas de processo.
Este processo de trabalho tem como característica ser realizado através da utilização de grupos multidisciplinares. Como um dos maiores motivadores em qualquer nível hierárquico dentro de uma organização é o colaborador, trabalhar criativamente, com auto-desenvolvimento, envolvendo-se com o problema do ativo instalado, estamos aliando esta metodologia com a chave natural do sucesso.
Esta técnica de trabalho é um excelente condicionador ao trabalho criativo. livros sobre gestão da manutenção


Manutenção Centrada na Confiabilidade
Autor: Iony Patriota de Siqueira

Entre as tecnologias contemporâneas de manutenção, a MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) tem expandido sua aplicação a praticamente todos os ramos de atividade industrial e humana. Originária da indústria aeronáutica americana, e adotada pelas indústrias nuclear e elétrica mundiais, é hoje aplicada em muitos outros setores modernos da economia, inclusive no terciário e o de serviços. Este manual apresenta um modelo de implementação da metodologia MCC consistente com as normas internacionais vigentes da IEC, ISSO e SAE, e com os requisitos documentais e organizacionais das normas ISO 9000. Embora muitos exemplos sejam oriundos das indústrias mecânicas, elétrica, química e civil, o manual é independente de tecnologia, podendo ser usado como guia de implementação ma MCC em qualquer empreendimento, industrial ou de serviço.

 

 


Manutenção Centrada no Negócio
Autor: Lourival Tavares

Lourival Tavares, provavelmente o mais conhecido e conceituado
profissional da América Latina em termos de Manutenção, publicou seu
quarto livro durante o Congresso Brasileiro de Manutenção, realizado em
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil, em setembro de 2005. Foi um
sucesso!

Mais de 1250 pessoas entraram numa incrível fila para colher uma
dedicatória deste grande profissional que tanto tem contribuído para a
nossa engenharia e a comunidade em geral.

Manutenção moderna é aquela que se comporta como uma empresa dentro da
empresa. Novos conceitos levam aos profissionais da manutenção, todo um
ferramental de administração para melhor contrôle e desempenho.

livros sobre gestão da manutenção


PCM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO BANEER


O RCM na Quarta Geração de Manutenção de Ativos
Autores: Kleber Siqueira

Essa obra aborda temas como gerenciamento de ativos, o papel do RCM, a relação entre confiabilidade e risco, a utilização de softwares, o papel da confiabilidade humana, o conceito original do RCM de Nowlan e Heap, o RCM e a norma SAE, o gerenciamento de planos de confiabilidade, dentre outros. Trata-se, portanto de um guia imprescindível para os estudiosos e praticantes desses temas. A esse conjunto de assuntos interligados denominamos “A Quarta Geração da Manutenção de Ativos”, dando seguimento às três gerações apresentadas por Moubray, indicando que a esfera de gestão da confiabilidade move-se em direção a assumir um papel estratégico cada vez maior e melhor entendido pela alta administração dos empreendimentos baseados em ativos físicos em larga escala e que podem oferecer riscos à segurança, ao meio ambiente e a competitividade global do negócio.

Reúne uma vasta experiência nessas áreas de conhecimento da engenharia de confiabilidade, acumulada ao longo dos últimos quinze anos em projetos de implantação dos mais variados níveis de complexidade e diversidade de indústrias e instalações. Entre os segmentos de atuação podemos citar os setores de óleo e gás (refinarias, plataformas e gasodutos), geração de energia elétrica, cimento, papel e celulose, metalurgia, química e petroquímica.


Controle de Manutenção por Computador
Autor: Lourival Augusto Tavares

O CMC está estruturado em seis módulos: Tabelas de Codificação, Cadastro de Equipamentos, Ordens de Serviço, Coleta de Dados, Histórico dos Equipamentos e Relatórios Gerenciais.

Tabelas de Codificação

Cadastro de Equipamento

Ordens de Serviço

Coleta de Dados

Histórico de Ocorrências

Relatórios Gerenciais

 


5S de Housekeeping
Autor: Haroldo Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 


TPM à Moda Brasileira
Autor: Victor Mirshawka

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também as partes de 1 a 7.

 

Leia Mais:

  • 3 Erros Graves que Gestores de Manutenção Iniciantes Cometem com Frequência
  • A Importância das Peças de Stand-by Para o Setor de Manutenção
  • Impedimentos na Manutenção: O Que São e Como Usá-los?
  • manutenção centrada em confiabilidade
    Introdução à Manutenção Centrada em Confiabilidade: O que você precisa saber sobre RCM!

Comentários

Comentários

jhonata

Jhonata é Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Produção formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica formado pelo SENAI –Roberto Mange. Atua há 12 anos no setor de manutenção em industrias de grande porte dos seguimentos Alimentício, Higiene e Limpeza, Farmacêutico, Químico, Metalúrgico, Cimenteiro, Açúcar e Álcool, etc. É especialista em Planejamento e Controle de Manutenção, RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade e Lubrificação Industrial com Certificação Internacional MLT-I pelo ICML –International Council of Machinery Lubrication, Analista de Vibração Nível II pela FUPAI. Já atuou como Consultor de Lubrificação, Analista de Vibração, Supervisor de Manutenção Industrial e hoje é Diretor de Engenharia e Negócios da Engeteles e Coordenador de Manutenção em uma industria multinacional fabricante de produtos para automação residencial.